FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Pés no chão e olhos no futuro

Enquanto o mercado de saúde suplementar se apresenta caótico – situação exemplificada pelo fechamento de vários planos que não atendem atualmente aos requisitos mínimos exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) –, a FUNDAFFEMG tem conseguido manter sob controle sua situação financeira e patrimonial. Isso se deve ao fato de a instituição oferecer um plano de saúde diferente dos disponíveis no mercado.

Saiba como agir diante de emergências

Você sabe o que fazer em caso de urgência ou emergência? Antes de qualquer coisa, mantenha a calma e ligue imediatamente para o SAMU ou o Corpo de Bombeiros pelo 192 ou 193. Os pro­fissionais irão te orientar sobre como proceder e te auxiliar na verificação dos sinais vitais da vítima, como respiração e pulso. Para que você tenha uma ideia de como proceder, convidamos o tenente Raul Souza dos Santos, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, para explicar como agir em quatro situações.

Pele protegida e saudável no verão 

Verão é sinônimo de férias, passeios com a família e muito sol e calor. O período é ideal para curtir os espaços ao ar livre, sempre que possível. No entanto, antes de sair é preciso relembrar cuidados essenciais para manter a saúde e, principalmente, proteger a pele.

Alcoolismo: é preciso ajudar quem sofre dessa doença

Em novembro, inicia-se o período de festas de fim de ano, com muitas celebrações. São momentos para confraternizar, em que são servidas comidas especiais e, também, bebidas. E isso abre oportunidade para uma advertência: até que ponto o consumo de álcool pode ser considerado “social”? Quando ele se torna um problema? Para ter mais informações sobre o tema, con­fira a entrevista com o Dr. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

..

Vitamina C está entre as aliadas à saúde dos olhos


Alimentos ricos em ômega 3 e vitamina C combatem a oxidação do organismo prevenindo diversas doenças nos olhos

A alimentação do indivíduo pode influenciar, e muito, na saúde de seus olhos. Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras desde a infância previne o aparecimento de diversos males que podem atingir os olhos e a visão em todas as fases da vida. Isso porque esses alimentos são ricos em Vitaminas A, C e E, que tem poder antioxidante no organismo.

A vitamina C já teve eficácia comprovada contra o desenvolvimento da degeneração macular senil e na prevenção da catarata. Outros estudos mostram que ela reduz a pressão intraocular em doentes com glaucoma. Substâncias também importantes são aluteína e a zeaxantina. Elas estão em alta quantidade na retina, e sua concentração no sangue pode protegê-la de lesões provocadas por certos comprimentos de onda de luz prejudiciais. São encontradas em frutas cítricas, milho, cenoura, espinafre e gema de ovo, entre outros, mas, é preciso ter cuidado com os suplementos vitamínicos.

Pesquisas mostram que, com a idade, doses muito altas de suplementos de vitamina C podem causar o efeito inverso e aumentar o risco de desenvolvimento de catarata. Mulheres só precisam, por dia, de 75mg, e homens de 90mg.

“As verduras, em especial, as folhas de cor verde escura e a vitamina A, têm uma função antioxidante e podem ajudar os pacientes que possuem degeneração macular”,afirma o oftalmologista João Luiz Pacini, do Visão Institutos.

Por isso, o ideal é investir em uma alimentação balanceada. Comer, pelo menos, cinco porções diárias de frutas e legumes é uma forma de atender às necessidades de vitaminas e nutrientes. É importante também a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como peixes, soja e nozes. O ômega 3 preserva os pequenos vasos que irrigam os olhos e se mostra eficaz contra o olho seco.

“Alguns alimentos precisam ser evitados para manter a saúde dos olhos, como: gorduras saturadas, consumo excessivo de sal e açúcar. Muitas pessoas não sabem, mas a visão é afetada, principalmente, pela má alimentação”, adverte o especialista.

 

Fonte: Visão Institutos

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858