FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Divirta-se nas festas de fim de ano com saúde

Fim de ano é sinônimo de celebração, já que o período estimula a confraternização e comunhão entre as pessoas. Normalmente, acontecem encontros em diversos tipos de ambientes, principalmente em casa e no trabalho, mostrando como é importante partilhar os bons momentos vividos com aqueles que amamos. 

Porém, não é só isso que torna essa ocasião muito atrativa. A mesa farta, sem dúvida, é mais um importante protagonista neste período!

Crianças devem ser acompanhadas pelo médico desde o nascimento  

Você sabe por que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para uma criança? É nesse período que as bases para uma boa saúde, crescimento e  neurodesenvolvimento se estabelecem, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). “É imprescindível que seja oferecido à criança um ambiente que lhe proporcione as melhores condições para que desenvolva todo o seu potencial”, orienta a pediatra Giane Chaves, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte. Alimentação saudável e relacionamento próximo e atento com seu filho são requisitos importantes. Acompanhar o desenvolvimento do pequeno com um pediatra de confiança, também.

Evite o câncer de peito aberto

Outubro é o mês em que tradicionalmente a prevenção ao câncer de mama ganha destaque. Mas, como ressalta a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o cuidado deve ser constante e fazer parte da rotina de saúde da mulher, com autoexame, consultas ao médico especialista e realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos.

Envelhecendo com saúde

Em 2018, a expectativa de vida da população brasileira alcançou a maior média da história: 76 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto estima que, até 2060, 25,5% do total de brasileiros terá mais que 65 anos – atualmente, o percentual de idosos é 9,2%. Se o número de pessoas mais velhas está crescendo, nem todo mundo sabe responder à seguinte pergunta: qual a fórmula para envelhecer com saúde?

..

Menopausa


Muitas mulheres temem a chegada da menopausa. Ela caracteriza o início da fase não reprodutiva feminina, e é iniciada após a última menstruação espontânea, encerrando os ciclos menstruais e ovulatórios.

 A menopausa só é confirmada após um ano do último fluxo menstrual e por meio dos exames de medição hormonal – principalmente, nos casos de uso dos métodos contraceptivos que suspendem a menstruação.

 

Normalmente, a menopausa aparece entre os 45 e 55 anos, mas há situações em que ela surge de forma precoce ou tardia. No primeiro caso, ela pode se manifestar antes desse período, devido a cirurgias de retirada do útero ou dos ovários.

 

A transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher é chamada de climatério. O principal indício do climatério é a escassez da menstruação, que deixa de ser regular e começa a vir com intervalos maiores, até ser interrompida.

 

Nessa etapa, os hormônios estrogênio e progesterona deixam de ser produzidos, trazendo alterações para o corpo, como diminuição do desejo sexual, insônia e ondas de calor. Além disso, as mudanças hormonais influenciam o metabolismo, podendo provocar o aumento do peso e facilitar o aparecimento ou o agravamento de doenças cardiovasculares, colesterol alto, osteoporose e depressão.

 

CONVIVENDO COM A MENOPAUSA

Manter a preocupação com a saúde e a autoestima elevada é essencial para conviver com a menopausa. Para evitar complicações, a mulher deve continuar com as consultas regulares com o ginecologista e o cardiologista. Para o bem-estar da mulher, e de acordo com cada caso, o médico pode indicar uma terapia de reposição hormonal, a fim de amenizar algum sintoma.

Em caso de depressão ou baixa autoestima, o suporte de um psicólogo é fundamental. Além disso, praticar atividades físicas vai manter o corpo ativo e evitar o ganho de peso. Métodos sem medicamento, como acupuntura e exercícios corporais, também são indicados para o conforto físico e mental.

 

Informações retiradas do site www.gineco.com.br/saude-feminina.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858