FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas a partir do ato sexual sem camisinha. As mais comuns são Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas podem afetar, igualmente, homens e mulheres com vida sexual ativa, e o risco aumenta com a troca frequente de parceiros. As DSTs podem ser provocadas por vírus, bactérias ou fungos, por isso, os tratamentos são diversificados.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, gerando desconforto, dor e obstrução da urina. Em geral, o problema é originado por uma bactéria, mas também pode ser relacionado a um vírus, fungo ou outros agentes.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é um movimento de prevenção ao câncer de próstata e preservação da saúde do homem. A ação começou a ser realizada, no Brasil, em 2012, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o objetivo principal de quebrar a resistência dos homens em relação às consultas médicas, e, assim, estimular a realização dos exames preventivos, essenciais para diagnosticar doenças em fase inicial.

 

Candidíase

 O crescimento excessivo do fungo Candida (também chamado Monília), no organismo, provoca uma infecção denominada Candidíase ou Monolíase Vaginal. Tal irritação pode ser ocasionada pelo enfraquecimento do sistema imunológico ou pelo uso de alguns antibióticos.

..

Prostatite


A prostatite é uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, gerando desconforto, dor e obstrução da urina. Em geral, o problema é originado por uma bactéria, mas também pode ser relacionado a um vírus, fungo ou outros agentes.

Existem dois tipos de prostatite: a aguda – caracterizada pela inflamação passageira – e a crônica – que ocorre com a idade ou por causa de uma prostatite aguda não tratada corretamente.

Entre os principais sintomas, estão a dor frequente na musculatura entre as pernas; ardor ou dor ao urinar; muita vontade de urinar e secreção uretral. Também é comum que a prostatite apresente febre, mal-estar, dores na região do estômago e dos testículos, dor ao ejacular e diminuição da libido.

O diagnóstico da doença é feito por meio do exame de toque retal, que vai detectar as dores na glândula. A próstata fica localizada perto da bexiga e da uretra, e, por isso, os sintomas da prostatite podem ser confundidos com problemas urinários. Sendo assim, o médico deverá pedir exames complementares.

A prostatite aguda pode ser curada, e o tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico. No tipo crônico, os analgésicos também podem aliviar as dores, assim como a massagem da próstata. Além dos medicamentos, alguns hábitos podem ajudar, como beber bastante água, evitar andar de bicicleta e ficar muito tempo sentado, além de limitar o consumo de álcool, cafeína e alimentos picantes.

 

Informações retiradas do site ladoaladopelavida.org.br 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890