FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Cigarro: apague esse vício!

No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que 156 mil mortes relacionadas ao tabagismo são registradas todos os anos. Conheça o Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo Bons Ares, oferecido pelo FUNDAFFEMG, em Belo Horizonte, e histórias inspiradoras de beneficiários que decidiram abandonar o vício.

Passo a passo para acessar a carteirinha virtual

 

A FUNDAFFEMG fornece aos beneficiários uma carteirinha virtual do Plano de Saúde. O documento contém os mesmos dados da versão física e pode ser acessado no aplicativo da FUNDAFFEMG. Saiba como.

Colesterol balanceado é mais vida

 O Dia Nacional do Controle do Colesterol foi lembrado em 8 de agosto. A data alerta sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e mostra como mudanças comportamentais podem contribuir para a regularização do índice. A FUNDAFFEMG possui programas que incentivam a mudança de hábitos que estão com inscrições abertas, em Belo Horizonte.  

..

Prostatite


A prostatite é uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, gerando desconforto, dor e obstrução da urina. Em geral, o problema é originado por uma bactéria, mas também pode ser relacionado a um vírus, fungo ou outros agentes.

Existem dois tipos de prostatite: a aguda – caracterizada pela inflamação passageira – e a crônica – que ocorre com a idade ou por causa de uma prostatite aguda não tratada corretamente.

Entre os principais sintomas, estão a dor frequente na musculatura entre as pernas; ardor ou dor ao urinar; muita vontade de urinar e secreção uretral. Também é comum que a prostatite apresente febre, mal-estar, dores na região do estômago e dos testículos, dor ao ejacular e diminuição da libido.

O diagnóstico da doença é feito por meio do exame de toque retal, que vai detectar as dores na glândula. A próstata fica localizada perto da bexiga e da uretra, e, por isso, os sintomas da prostatite podem ser confundidos com problemas urinários. Sendo assim, o médico deverá pedir exames complementares.

A prostatite aguda pode ser curada, e o tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico. No tipo crônico, os analgésicos também podem aliviar as dores, assim como a massagem da próstata. Além dos medicamentos, alguns hábitos podem ajudar, como beber bastante água, evitar andar de bicicleta e ficar muito tempo sentado, além de limitar o consumo de álcool, cafeína e alimentos picantes.

 

Informações retiradas do site ladoaladopelavida.org.br 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858