FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dicas para melhorar o sono na infância 

 Um estudo, realizado nos Estados Unidos, observou que o pouco sono em crianças de idade pré-escolar pode provocar, posteriormente, déficit de atenção e descontrole emocional. As pesquisas foram feitas com o acompanhamento de 1.046 adolescentes, de cerca de 13 anos, desde o nascimento, por meio de formulários respondidos por pais e professores.

Alergia Alimentar

Todos os anos, milhões de pessoas são afetadas pela alergia alimentar, que, de acordo com a Associação Brasileira de Imunologia, atinge 7% da população do país.  Por esse motivo, é preciso ficar atento a essa reação, para tomar as devidas precauções e evitar problemas mais graves.

  Dia Mundial da Luta contra a Aids

 O primeiro dia de dezembro é voltado para a visibilidade e a conscientização a respeito da Aids. A data foi estabelecida mundialmente, há 30 anos, a fim de aumentar os debates sobre o assunto, esclarecer informações, promover a troca de experiências e de assistência aos portadores do vírus HIV e da Aids, reforçando, ainda, a solidariedade, e o respeito a essas pessoas. O dia visa, também, frear o aumento de casos de HIV/Aids no mundo.

 Por que doar sangue? 

 A ciência progrediu, e vem avançando cada vez mais, com novas pesquisas e descobertas. Entretanto, na área da saúde, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue. A única solução para alguém que necessita de uma transfusão é contar com a solidariedade de outras pessoas.

..

Doenças Sexualmente Transmissíveis


As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas a partir do ato sexual sem camisinha. As mais comuns são Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas podem afetar, igualmente, homens e mulheres com vida sexual ativa, e o risco aumenta com a troca frequente de parceiros. As DSTs podem ser provocadas por vírus, bactérias ou fungos, por isso, os tratamentos são diversificados.

Os sintomas variam de acordo com cada doença:

        Gonorreia, clamídia e tricomoníase: corrimento (branco, cinza ou amarelado), coceira, dor ao urinar, dor durante o ato sexual e odor forte.

        Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma e ureoplasma: corrimento (amarelado ou claro), odor forte, coceira e dor ao urinar.

        Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo: feridas na região genital que podem causar dor, bolhas e, às vezes, ínguas na virilha.

        Gonorreia, clamídia e infecção por outras bactérias: dor abaixo do ventre e durante a relação sexual.

        HPV: verrugas genitais.

 

O diagnóstico dessas enfermidades pode ser feito por meio de exames de sangue e outras análises específicas, indicadas por ginecologista ou urologista. Em geral, o tratamento é feito com antibióticos e penicilina. Contudo, algumas DSTs, como Aids e herpes, não têm cura, trazendo a necessidade de monitoramento médico constante.

Se não forem tratadas, as doenças sexualmente transmissíveis podem trazer complicações, como aborto, esterilidade, deficiência física e mental. No caso de uma gravidez, o bebê também corre o risco de ser contaminado e ter alguma deformação.

As doenças sexualmente transmissíveis requerem atenção e podem trazer uma série de prejuízos para a sua saúde. Então, não deixe de usar a camisinha! Além disso, algumas dessas enfermidades, como o HPV, podem ser evitadas com vacinas, que têm maior eficácia se tomadas antes do início da vida sexual.

Previna-se!

 

Informações retiradas do site ladoaladopelavida.org.br.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890