FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

 Por que doar sangue? 


 A ciência progrediu, e vem avançando cada vez mais, com novas pesquisas e descobertas. Entretanto, na área da saúde, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue. A única solução para alguém que necessita de uma transfusão é contar com a solidariedade de outras pessoas.

Dentre as incumbências de uma transfusão, estão a correção de disfunções na coagulação, o aumento da capacidade no transporte de oxigênio e da imunidade. Ela se torna vital em diversos casos, a exemplo de pacientes que sofreram algum acidente ou graves queimaduras, que tenham anemia ou em outras situações de emergência cuja transfusão é indispensável.

Atualmente, cerca de 3,5 milhões de brasileiros possuem o hábito de doar sangue, o que corresponde 1,8% da população. São 27 hemocentros coordenadores em todo o país e 500 serviços de coleta, e, ainda assim, o Ministério da Saúde luta para aumentar o número de doadores no Brasil. Esse baixo índice de doadores deve-se aos mitos e tabus criados, que fazem com que muitos não acreditem na segurança do procedimento.

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Os jovens menores de 18 anos devem ter uma autorização do responsável legal, para poderem se cadastrar e fazer a doação. Os voluntários precisam, ainda, possuir no mínimo 50 quilos e estar gozando de boa saúde. Antes de doar, verifique se você cumpre os requisitos básicos e veja quais são os impedimentos temporários e definitivos para o ato. No dia do procedimento, o doador deve estar descansado, bem alimentado e não pode ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Existem casos em que a transfusão sanguínea é a única solução, por isso, doar sangue é de extrema importância. Quando você se torna um doador, além de praticar um ato voluntário e de solidariedade, estará ajudando a socorrer muitas pessoas. Afinal, uma única doação sua pode salvar até 4 vidas. Essa atitude é uma prática humanitária que traz dignidade e satisfação interior. Então, seja o herói de alguém!

 

Informações retiradas do Portal da Saúde, do Ministério da Saúde

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858