FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 CPS: atendimento completo para você

A FUNDAFFEMG possui três Centros de Promoção da Saúde (CPS) onde os beneficiários podem agendar consultas em várias especialidades. Modernas e confortáveis, suas instalações contam com uma equipe de profissionais que atua de forma integrada para entender as necessidades e os fatores de risco de cada paciente e oferecer tratamentos completos.

 Informações importantes sobre o reembolso

O reembolso acontece quando o beneficiário paga para ser atendido por um prestador de serviço não pertencente a rede credenciada do Plano FUNDAFFEMG-Saúde e solicita à FUNDAFFEMG a quantia gasta de volta. O pedido deve ser formalizado num prazo máximo de 90 dias, contados a partir da data de emissão do comprovante de pagamento. O valor é devolvido conforme o estipulado em tabelas próprias da FUNDAFFEMG, ou seja, pode não ser integral.

 Atenção com as assinaturas nas guias de atendimento 

Assine a guia de atendimento a cada vez que realizar o procedimento. Não se esqueça de conferir se todos os dados lançados no documento estão corretos. Essas atitudes evitam gastos desnecessários do Plano e consequentemente, o aumento da cota.

Serviço de Ambulância: como funciona? 

 Muitas dúvidas surgem entre os beneficiários quando o assunto é a solicitação de ambulâncias. A FUNDAFFEMG não possui ambulâncias próprias e, por isso, terceiriza o serviço somente nos casos de remoção considerados obrigatórios pela Resolução Normativa n° 347/2014, da ANS. Os transportes em casos de urgência e emergência não são realizados pelo Plano. Nesses casos, a recomendação é ligar para o SAMU ou um de nossos prestadores parceiros.

 

..

Alergia Alimentar


Todos os anos, milhões de pessoas são afetadas pela alergia alimentar, que, de acordo com a Associação Brasileira de Imunologia, atinge 7% da população do país.  Por esse motivo, é preciso ficar atento a essa reação, para tomar as devidas precauções e evitar problemas mais graves.

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico detecta alguma proteína, que ele julga nociva ao corpo, e libera a histamina, substância produzida pelo organismo em resposta à presença de alérgenos, para se proteger. Amendoim, ovos, leite, soja, castanhas, trigo, peixes e crustáceos são alguns dos principais alimentos que provocam a alergia.

Há quem confunda alergia e intolerância alimentar. Entretanto, são condições diferentes. Na intolerância alimentar, o organismo não digere um grupo de alimentos por completo, devido à falta ou à deficiência de enzimas específicas desse processo. Enquanto, na alergia alimentar, há uma reação imunológica imediata, causada pelo anticorpo IgE (imunoglobina IgE), que ocorre logo após a ingestão ou o contato do organismo com determinado alimento.

Quando alguém possui alergia alimentar, o corpo recebe o alimento como inimigo e reage, enviando células de defesa para combatê-lo. Olhos e lábios inchados, tosse, coceira, falta de ar e diarreia são algumas das manifestações do organismo. Em casos mais graves, pode ocorrer o choque anafilático. A anafilaxia é a reação alérgica aguda e súbita, provocada pela hipersensibilidade a uma substância considerada nociva. Nessa situação, o socorro deve ser imediato, pois o paciente corre risco de vida.

Caso apresente algum desses sinais, é importante consultar um especialista o mais rápido possível. Os sintomas ajudarão o médico a concluir o diagnóstico. Testes cutâneos, dosagem de IgE específica, dieta de exclusão e testes de provocação oral são alguns dos exames realizados para identificar se o paciente possui a alergia alimentar.

A prática de dietas específicas e a exclusão do alimento que causa reações são tratamentos eficazes contra a alergia. A ingestão de suplementos probióticos também estimula a função imunológica, reduzindo os riscos de o indivíduo desenvolver a reação. Vitamina B5 e L-glutamina podem ajudar na manutenção intestinal e na defesa do organismo.

 

Informações retiradas dos portais minhavida.com.br e media.rtp.pt

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858