FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Promoção da saúde com o SEMPRE

No dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, 327 beneficiários, entre pais e filhos, participaram de mais um evento do Programa Educando para a Saúde, iniciativa do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE-FUNDAFFEMG). Por meio de atividades lúdicas, os participantes tiveram acesso a informações para manter sua saúde em dia, que destacaram a importância de ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O projeto é uma das frentes de atuação do SEMPRE, que possui diversas outras iniciativas de promoção da saúde. 

Faça sua parte na luta contra o sarampo

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado um número cada vez maior de casos de uma doença até então erradicada no país, o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, até dezembro de 2018 foram registrados mais de 10 mil casos, principalmente nos Estados do Amazonas e Roraima. O dado preocupa tanto porque já houve registros dos primeiros casos no Sudeste quanto porque o sarampo é altamente contagioso e pode ser perigoso à saúde: transmitido pela tosse, espirro, fala ou respiração, pode causar complicações, principalmente em gestantes, bebês e pessoas desnutridas. 

Volta às aulas com saúde

Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de 68.220 novos casos registrados no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens, após o câncer de pele não melanoma, em todas as regiões do país. O desafio no combate à doença é garantir que o homem descubra o problema precocemente, o que aumenta as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em entrevista, o urologista Dr. Lucas Nogueira, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte, fala sobre a doença e repassa algumas orientações aos beneficiários. 

..

Remédios Naturais


A saúde é o bem mais valiosos que temos, e, independente de quem seja, quando o corpo não está bem e a saúde pede ajuda, fazemos de tudo para recuperarmos o mais rápido possível. Na prevenção de doenças e em alguns casos mais brandos, podemos recorrer aos remédios naturais, sem a necessidade de usar um composto químico.

Esses métodos foram desenvolvidos ao longo de gerações, e até associamos os “chazinhos milagrosos” às nossas avós. Contudo, cada vez mais, a ciência comprova os benefícios que os elementos da natureza trazem para o organismo. Uma vantagem das terapias naturais é a ação no corpo todo, e não apenas sobre determinada patologia. Dessa maneira, e por provocarem menos efeitos colaterais e dependência, tais substâncias podem ser ingeridas para melhorar o bem-estar físico integral e fortalecer ainda mais o organismo, evitando o aparecimento de doenças.

Uma planta que possui efeitos medicinais é o aloe vera, com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, que atua, ainda, na hidratação do corpo e nos desconfortos gastrointestinais. Alguns chás, como os de camomila e de erva cidreira, ajudam a relaxar o corpo, sendo indicados para tratar a ansiedade e o estresse, além de diminuírem a insônia e a depressão.

Os remédios naturais contribuem para o restabelecimento do equilíbrio do organismo de uma forma rápida e segura, por isso, sua utilização é cada vez mais comum. A facilidade de encontrar informações por meio da internet sobre esses medicamentos também contribui para que as pessoas optem por consumi-los.

Vale ressaltar que os remédios naturais não podem ser vistos como a única e principal forma de tratamento. Além disso, é importante ter um acompanhamento médico, para adequar as dosagens e saber se, no seu caso, o uso dessas substâncias não será prejudicial. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas cardiovasculares, por exemplo, possuem uma série de restrições a plantas e ervas.

 

Informações retiradas dos portais saudavelefeliz.com e remedio-caseiro.com

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858