FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Divirta-se nas festas de fim de ano com saúde

Fim de ano é sinônimo de celebração, já que o período estimula a confraternização e comunhão entre as pessoas. Normalmente, acontecem encontros em diversos tipos de ambientes, principalmente em casa e no trabalho, mostrando como é importante partilhar os bons momentos vividos com aqueles que amamos. 

Porém, não é só isso que torna essa ocasião muito atrativa. A mesa farta, sem dúvida, é mais um importante protagonista neste período!

Crianças devem ser acompanhadas pelo médico desde o nascimento  

Você sabe por que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para uma criança? É nesse período que as bases para uma boa saúde, crescimento e  neurodesenvolvimento se estabelecem, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). “É imprescindível que seja oferecido à criança um ambiente que lhe proporcione as melhores condições para que desenvolva todo o seu potencial”, orienta a pediatra Giane Chaves, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte. Alimentação saudável e relacionamento próximo e atento com seu filho são requisitos importantes. Acompanhar o desenvolvimento do pequeno com um pediatra de confiança, também.

Evite o câncer de peito aberto

Outubro é o mês em que tradicionalmente a prevenção ao câncer de mama ganha destaque. Mas, como ressalta a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o cuidado deve ser constante e fazer parte da rotina de saúde da mulher, com autoexame, consultas ao médico especialista e realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos.

Envelhecendo com saúde

Em 2018, a expectativa de vida da população brasileira alcançou a maior média da história: 76 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto estima que, até 2060, 25,5% do total de brasileiros terá mais que 65 anos – atualmente, o percentual de idosos é 9,2%. Se o número de pessoas mais velhas está crescendo, nem todo mundo sabe responder à seguinte pergunta: qual a fórmula para envelhecer com saúde?

..

Doença de Crohn


Caracterizada como uma doença inflamatória crônica que prejudica o sistema digestivo, a Doença de Crohn afeta, principalmente, a parte inferior do intestino delgado, também conhecida como íleo terminal, e o cólon (intestino grosso). Essa enfermidade pode comprometer todas as camadas da parede intestinal.

Fatores genéticos, infecciosos ou ambientais podem provocar essa condição, entretanto, as verdadeiras causas são desconhecidas. Apesar de se manifestar igualmente em homens e mulheres de qualquer idade, geralmente, pessoas entre 20 e 40 anos são as mais afetadas, com maior incidência entre os fumantes.

SINTOMAS
Os sintomas da doença de Crohn variam de acordo com o grau de gravidade – leve, moderado ou grave. Uma pessoa atingida por essa patologia pode apresentar diarreia, cólica abdominal, febre e sangramento nas fezes. Ela também pode ter perda de peso e de apetite, além do enfraquecimento pela falta de nutrientes.
O paciente pode apresentar, ainda, dores nas articulações, feridas na boca (aftas), inflamações nos olhos (uveíte), fissuras na pele, pedras nos rins e na vesícula. Em crianças, a doença pode acarretar atraso no crescimento e atrapalhar o desenvolvimento sexual.

DIAGNÓSTICO
O gastroenterologista ou enterólogo é o profissional capacitado para identificar a enfermidade. O diagnóstico é feito por exames clínicos e de sangue. O médico pode, ainda, levantar o histórico familiar e solicitar uma colonoscopia, exame que avalia o interior do cólon. A endoscopia digestiva também é uma análise capaz de detectar a Doença de Crohn, além da tomografia, da ressonância magnética e do enema opaco (raio X do trânsito intestinal).

TRATAMENTO
A Doença de Crohn não tem cura, mas o tratamento é feito de acordo com cada fase da enfermidade. Ele é realizado por meio de medicamentos capazes de regredir o processo inflamatório no intestino, aliviando os sintomas e prevenindo a reincidência deles. Além disso, o médico pode corrigir deficiências nutricionais e, nos casos mais graves, indicar a cirurgia.

Informações retiradas do site minutosaudavel.com.br
 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858