FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

Para estimular a memória 


Beneficiários com mais de 50 anos podem participar da Oficina da Memória e do Grupo Rememorar. Os encontros trabalham temas como memória, percepção, criatividade, concentração e raciocínio lógico. 

Estudos científicos comprovam que o declínio mental decorrente do avanço da idade pode ser evitado ou minimizado quando o idoso mantém o cérebro ativo por meio de exercícios mentais que estimulam a memória, a percepção, a criatividade, a concentração e o raciocínio lógico. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG criou o projeto Oficina da Memória.

Por meio da iniciativa, beneficiários do Plano que possuem mais de 50 anos podem participar de encontros ministrados pelas psicólogas Eliane Pellegrino e Denise Dutra. Os temas trabalhados em exercícios são: atenção, concentração, percepção, memória, visualização, imaginação, expressão corporal e verbal, raciocínio lógico e estimulação visual-espacial.

Em 2018, a Oficina da Memória acontecerá nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, na sede da FUNDAFFEMG. Desde o ano passado, o projeto ganhou uma novidade: o Grupo Rememorar. Funciona assim: quem participa da Oficina da Memória ganha o direito de integrar a turma que se reúne mensalmente para fazer exercícios mentais, jogar, visitar museus e exposições e assistir a filmes. Após as atividades, os participantes são estimulados a lembrar o que aconteceu em cada um dos encontros. Neste ano, o projeto acontecerá em Belo Horizonte e em Juiz de Fora, e estão programadas a realização de uma gincana, visitas a museus e a uma instituição que atende crianças carentes e exibição de filmes. Fique atento aos nossos canais de comunicação para saber as datas.

“Pesquisas mostram que pessoas que vivem isoladas correm um risco maior de desenvolver depressão e doenças como Alzheimer. A Oficina da Memória e o Grupo Rememorar, além de estimularem o cérebro, são oportunidades para que os idosos ampliem o convívio social”, explica a neurologista do Centro de Prevenção da Saúde (CPS-FUNDAFFEMG), Dra. Danielle Henrique Gherardi Rodrigues. As turmas da Oficina já estão fechadas em 2018. Caso você queira se inscrever nas próximas, basta ligar para a FUNDAFFEMG e deixar o seu nome na lista de espera.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858