FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

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Serviço de Ambulância: como funciona? 


 Muitas dúvidas surgem entre os beneficiários quando o assunto é a solicitação de ambulâncias. A FUNDAFFEMG não possui ambulâncias próprias e, por isso, terceiriza o serviço somente nos casos de remoção considerados obrigatórios pela Resolução Normativa n° 347/2014, da ANS. Os transportes em casos de urgência e emergência não são realizados pelo Plano. Nesses casos, a recomendação é ligar para o SAMU ou um de nossos prestadores parceiros.

 

 Muitas dúvidas surgem entre os beneficiários quando o assunto é a solicitação de ambulâncias. A FUNDAFFEMG não possui ambulâncias próprias e, por isso, terceiriza o serviço somente nos casos de remoção considerados obrigatórios pela Resolução Normativa n° 347/2014, da ANS. São eles:

  1. O paciente está dentro da área de atuação do Plano, mas em hospital público ou privado não conveniado.
  2. O paciente está fora da área de atuação do Plano, em hospital público ou privado não conveniado, desde que o incidente tenha ocorrido dentro da área de atuação do Plano e não existam prestadores disponíveis.
  3. O paciente está em hospital que atende pelo Plano, mas não possui recursos para realizar determinados procedimentos.
  4. O paciente está em local que não é hospital ou pronto-atendimento, como clínica ou consultório, se o incidente tiver ocorrido dentro da área de atuação do Plano e se não houver serviços disponíveis no estabelecimento onde o paciente foi atendido.

Os transportes em casos de urgência e emergência não são realizados pelo Plano FUNDAFFEMG-Saúde. Nesses casos, a recomendação é ligar para o SAMU, no número 192. O SAMU pode levar o paciente para o hospital particular mais próximo de sua residência e que atenda pelo Plano, basta alguém informar o atendente.

Outra opção é contatar um prestador de serviço particular da sua confiança. Lembre-se de solicitar a nota fiscal e o relatório médico para posterior deferimento ou indeferimento do reembolso. O prazo para enviar os documentos ao setor de Contas é de até 90 dias após a data de utilização.

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