FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

..

Entenda porque o FUNDAFFEMG-Saúde é um plano de abrangência estadual


O FUNDAFFEMG-Saúde atende Auditores Fiscais da Receita Estadual vinculados à Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG) e seus dependentes e agregados. Como a categoria está espalhada por toda a Minas Gerais, ficou definido, desde sua criação, em 1985, que a abrangência seria estadual.

O modelo seguido pelo Plano é o de autogestão, pois ele está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Logo, os próprios beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar, num sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio. Ampliar a cobertura para todo o país implicaria ter rede de credenciados em todos os Estados e garantia elevada de recursos financeiros junto à ANS, portanto um aumento de despesas significativo.

Vale lembrar, porém, que, apesar da abrangência do FUNDAFFEMG-Saúde ser estatual, ou seja, restrita à Minas Gerais, atendimentos de urgência e emergência podem ser realizados em outros Estados do Brasil, graças às parcerias que a FUNDAFFEMG mantém com outros planos de saúde de autogestão filiados à Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

A lista completa das reciprocidades está disponível aqui.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858