FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Novos membros no Conselho Curador

 No dia 14 de junho, os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais José Luiz de Lima, Mônica Schusterschitz da Silva Araujo e Vera Maria Sampaio Teixeira Zambelli Loyola tomaram posse como membros suplentes do Conselho Curador da FUNDAFFEMG. Eles substituíram Arnaldo Tadeu Guimarães, Fabrício Franco de Souza e Leonardo Augusto Rodrigues Borges. 

Como funciona a Assistência Domiciliar?

Segundo a Resolução nº 01/2016 do Conselho Curador da FUNDAFFEMG, a Assistência Domiciliar (PAD) é o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e  continuadas, realizadas em domicílio, que visam cuidar da saúde do beneficiário acamado ou restrito ao leito e/ou cronicamente enfermo, com limitações para deambular ou funcionalmente dependente, mediante suporte familiar efetivo. A finalidade é maximizar o nível de independência do paciente, atuando de forma preventiva e curativa. Separamos alguns artigos do documento que está disponível na íntegra aqui.

Cuide dos seus olhos

Oitenta por cento de todas as informações que recebemos pelo cérebro chegam por meio da visão. Por esse e outros motivos os cuidados com a saúde ocular são fundamentais. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e tratáveis

 FUNDAFFEMG completa 33 anos

Há 33 anos, Sinval Pereira da Silva percebeu que a classe fiscal de Minas Gerais precisava de um serviço de saúde de qualidade e, depois de assumir a vice-presidência da AFFEMG, contratou dois médicos para atender o público. Ele notou que seriam necessários aprimoramentos e, juntamente, com sua equipe, começou a realizar visitas técnicas a hospitais e consultórios para iniciar a rede de credenciados. Nascia aí o Plano AFFEMG-Saúde, com apenas 263 beneficiários. 

..

Cuidados com a saúde no inverno


O inverno está aí, e, com a queda da temperatura, os cuidados com a saúde devem dobrar. O clima frio e seco favorece a ocorrência de alergias, infecções virais e doenças dermatológicas. Algumas medidas simples podem evitar ou pelo menos amenizar esses problemas. Conversamos sobre o assunto com a dermatologista Dra. Ana Rosa Magaldi Ribeiro de Oliveira, que recentemente ministrou uma palestra na sede da FUNDAFFEMG, e com a pneumologista Dra. Ângela Pedrosa de Pádua Monteiro. Elas listaram as doenças mais comuns desta estação e deram dicas de como preveni-las.

 DOENÇAS DERMATOLÓGICAS

 “O frio e a baixa umidade ressecam muito a pele e a deixam mais suscetível a doenças. Além disso, nesta época do ano, as pessoas costumam tomar banhos mais quentes, o que  compromete a barreira natural da pele”, explica Dra. Ana.

  • DERMATITE SEBORREICA
  • DERMATITE ATÓPICA
  • ECZEMA
  • PSORÍASE

Os sintomas dessas doenças são bastante parecidos. Procure seu dermatologista para fazer o diagnóstico correto.

 

COMO PREVENIR?

Atenção ao banho!

Tome um banho rápido, apenas uma vez por dia e com água morna. Evite usar bucha ou fazer espuma e dê preferência aos sabonetes hidratantes.

Hidratantes

Use hidratantes corporais nos três primeiros minutos depois do banho. As versões em creme e à base de ureia ou glicerina são as ideais para pele ressecada. Óleos e loções têm potencial de hidratação menor.

Use protetor solar

Mesmo com frio e pouco sol, não deixe de usar protetor solar.

 

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

“No outono e inverno, além do frio e das mudanças bruscas de temperatura à noite, o

tempo é seco, e o vento transporta poeira, vírus, bactérias e outras partículas que, quando inaladas, irritam a mucosa das vias aéreas e propiciam a instalação de doenças”, afirma Dra. Ângela.

  •  TRATO RESPIRATÓRIO SUPERIOR

Otite | Sinusite | Amigdalite | Laringite

  •   ALÉRGICAS

Rinite | Asma

  •  TRATO RESPIRATÓRIO INFERIOR

Bronquite | Bronquiolite | Pneumonia

 

 COMO PREVENIR?

 Lave as mãos com frequência.

Deixe os ambientes bem arejados.

Evite aglomerações de pessoas.

Adote um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada, boas noites de sono, sem o hábito de fumar e sem exceder nas bebidas alcoólicas.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858