FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

..

Como funciona a Assistência Domiciliar?


Segundo a Resolução nº 01/2016 do Conselho Curador da FUNDAFFEMG, a Assistência Domiciliar (PAD) é o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e  continuadas, realizadas em domicílio, que visam cuidar da saúde do beneficiário acamado ou restrito ao leito e/ou cronicamente enfermo, com limitações para deambular ou funcionalmente dependente, mediante suporte familiar efetivo. A finalidade é maximizar o nível de independência do paciente, atuando de forma preventiva e curativa. Separamos alguns artigos do documento que está disponível na íntegra aqui.

É importante salientar que o beneficiário deve encaminhar o relatório médico com descrição da patologia e indicação de atendimento em domicílio para ser avaliado pela equipe da FUNDAFFEMG.

 

SERVIÇOS CONTEMPLADOS NO PAD

• Atendimentos seriados de fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutricionista e médico, definidos em relatório médico avaliado e autorizado pela equipe médica auditora da FUNDAFFEMG.

• Acompanhamento e supervisão da execução do cuidado pela equipe multidisciplinar (psicólogo e assistente social) da FUNDAFFEMG.

• Reembolso de 50% (cinquenta por cento) do valor constante na Tabela da FUNDAFFEMG na compra dos seguintes itens pelo paciente: cama hospitalar comum Fawler; cadeira de rodas comum e cadeira de rodas para banho. O reembolso está condicionado à verificação criteriosa da necessidade e da assinatura do termo de adesão ao programa, além da apresentação da documentação necessária, conforme a Resolução nº 01/2016.

 

SERVIÇOS NÃO CONTEMPLADOS NO PAD

Fornecimento e pagamento, durante o tratamento de:

• Medicamentos e materiais utilizados.

• Cuidador.

• Profissionais de enfermagem (auxiliar de enfermagem ou enfermeiro).

• Alimentos relativos à dieta enteral.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858