FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

Cuidado com o peso das mochilas escolares

A cada ano que passa, aumenta o peso que crianças e adolescentes carregam, literalmente. À medida que as disciplinas escolares se diversificam, cresce a quantidade de objetos na mochila, assim como as responsabilidades. Cadernos, livros, lanche e outros materiais escolares, que devem ser levados todos os dias, acabam por representar um risco à saúde dos estudantes. O motivo? A carga que ombros, braços e costas precisam suportar.

Preparação para a chegada do bebê

Em junho de 2019, a vida da assistente social Karina Siqueira mudou completamente. O motivo da transformação tem um nome: Bernardo. O recém-nascido chegou ao mundo de forma planejada e com muita saúde. Para a mãe de primeira viagem, foi importante ter o apoio familiar e médico durante a gravidez, que lhe deu segurança e tranquilidade. “Foi fundamental contar com a assistência da FUNDAFFEMG durante todo o pré-natal”, diz.

O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico-hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

..

Como funciona a Assistência Domiciliar?


Segundo a Resolução nº 01/2016 do Conselho Curador da FUNDAFFEMG, a Assistência Domiciliar (PAD) é o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e  continuadas, realizadas em domicílio, que visam cuidar da saúde do beneficiário acamado ou restrito ao leito e/ou cronicamente enfermo, com limitações para deambular ou funcionalmente dependente, mediante suporte familiar efetivo. A finalidade é maximizar o nível de independência do paciente, atuando de forma preventiva e curativa. Separamos alguns artigos do documento que está disponível na íntegra aqui.

É importante salientar que o beneficiário deve encaminhar o relatório médico com descrição da patologia e indicação de atendimento em domicílio para ser avaliado pela equipe da FUNDAFFEMG.

 

SERVIÇOS CONTEMPLADOS NO PAD

• Atendimentos seriados de fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutricionista e médico, definidos em relatório médico avaliado e autorizado pela equipe médica auditora da FUNDAFFEMG.

• Acompanhamento e supervisão da execução do cuidado pela equipe multidisciplinar (psicólogo e assistente social) da FUNDAFFEMG.

• Reembolso de 50% (cinquenta por cento) do valor constante na Tabela da FUNDAFFEMG na compra dos seguintes itens pelo paciente: cama hospitalar comum Fawler; cadeira de rodas comum e cadeira de rodas para banho. O reembolso está condicionado à verificação criteriosa da necessidade e da assinatura do termo de adesão ao programa, além da apresentação da documentação necessária, conforme a Resolução nº 01/2016.

 

SERVIÇOS NÃO CONTEMPLADOS NO PAD

Fornecimento e pagamento, durante o tratamento de:

• Medicamentos e materiais utilizados.

• Cuidador.

• Profissionais de enfermagem (auxiliar de enfermagem ou enfermeiro).

• Alimentos relativos à dieta enteral.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858