FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

Colesterol balanceado é mais vida


 O Dia Nacional do Controle do Colesterol foi lembrado em 8 de agosto. A data alerta sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e mostra como mudanças comportamentais podem contribuir para a regularização do índice. A FUNDAFFEMG possui programas que incentivam a mudança de hábitos que estão com inscrições abertas, em Belo Horizonte.  

O Dia Nacional do Controle do Colesterol foi lembrado em 8 de agosto. A data alerta sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e mostra como mudanças comportamentais podem contribuir para a regularização do índice. “Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, abandonar o cigarro, adotar uma dieta balanceada, com baixas concentrações de gorduras saturadas e açúcar, e praticar atividades físicas são as principais recomendações para quem sofre com problemas de colesterol alto”, explica a especialista em clínica médica e geriatria Dra. Débora Pereira Thomaz.

A médica é quem atende os beneficiários da FUNDAFFEMG participantes de programas que o Plano possui para incentivar a adoção de um estilo de vida saudável. O Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo Bons Ares presta apoio aos que desejam parar de fumar; o Grupo de Apoio à Boa Medida (GABOM) atende portadores de obesidade grau I ou II que desejam se curar da doença; as Oficinas de Alimentação incentivam crianças e adolescentes a adotar dietas saudáveis; e os Grupos Ativação e Condicionamento Físico promovem a prática de exercícios físicos. Segundo Dra. Débora, “as iniciativas incentivam as pessoas a reconhecer a necessidade da mudança de hábitos e a perceber o quanto são capazes de transformar suas vidas para melhor.”

Novas turmas dos Grupos Ativação e Condicionamento Físico serão abertas em Belo Horizonte, em setembro. Participe, pois os benefícios proporcionados pela prática regular de atividades físicas são muitos. Aumento do colesterol bom (HDL); diminuição do triglicérides, da pressão arterial e do peso; maior tolerância à glicose; correção da distribuição de gordura; ganho de massa muscular; aprimoramento da flexibilidade corporal, da coordenação motora e do equilíbrio; e aumento do convívio social são alguns citados pela Dra. Débora. É importante destacar que esses são programas de prevenção. Em caso de mal-estar, os beneficiários devem sempre procurar orientação médica.

 

Grupo Ativação

Como funciona?

Duas vezes por semana, um(a) fisioterapeuta ministra aulas de uma hora no Espaço Saúde. São repassados exercícios aeróbicos e funcionais que estimulam o alongamento, o equilíbrio, o relaxamento e a consciência postural. Os participantes passam por avaliação fisioterápica prévia para análise da capacidade física e de existência de lesão e são acompanhados periodicamente por médicos para a verificação da melhora dos exames laboratoriais e da condição física.

 

Quem pode participar?

Beneficiários com idades entre 20 e 59 anos inscritos e participantes dos Grupos Diabéticos, Bons Ares e GABOM.

 

Programa de Condicionamento Físico

Como funciona?

Duas vezes por semana, um(a) fisioterapeuta ministra aulas de uma hora no Espaço Saúde. São repassados exercícios de ativação para os membros superiores e inferiores; de relaxamento; e aeróbicos e calistênicos (para melhoria do condicionamento físico). Os participantes passam por avaliações iniciais feitas por clínico geral e fisioterapeuta. Consultas pontuais com ortopedistas podem ser agendadas caso sejam indicadas pelo médico.

 

Quem pode participar?

Beneficiários a partir de 60 anos vinculados ao Projeto Idoso Bem Cuidado.

 

Inscrições: 3 a 21/9

Início: 15/10

 

Turmas pela manhã, tarde e noite.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858