FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Conte com a FUNDAFFEMG para viajar de férias com segurança

O mês de julho marca a temporada de férias escolares, período em que muitas famílias têm uma folga para viagens. É comum que o planejamento inclua escolher o destino ideal, reservar o hotel e o transporte, além de listar todas as atrações que merecem uma visita.

É possível viver bem com diabetes

Quando recebeu o diagnóstico de diabetes, Júnia Botelho Estrela e sua família tiveram medo. Afinal, estavam diante de uma doença popularmente conhecida por suas complicações. “No início foi desesperador, mas, com o tempo, entendi que é possível conviver com a diabetes”, lembra a servidora pública. Assim como Júnia, outros 16 milhões de brasileiros lidam diariamente com a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba quais são e como evitar as doenças do inverno

O inverno começa em 21 de junho, mas, na prática, as frentes frias que derrubam as temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, já estão a todo vapor. Para se sentirem mais confortáveis nesse período, muitas pessoas abrem o armário em busca de um bom casaco, ao mesmo tempo em que fecham portas e janelas. O resultado? Maior incidência de algumas doenças.

Apoio para a escolha certa

Imagine contar com apoio necessário para fazer uma escolha profissional adequada. Adicione oportunidades de conversar sobre os temas que mais causam angústia, medo e ansiedade na juventude.

..

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?


Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

A FUNDAFFEMG também acredita na importância da integração da família para a saúde da criança e do adolescente. Por isso, promove o Educando para a Saúde, que busca instruir crianças de 1 a 14 anos sobre os cuidados com a alimentação, de forma lúdica, atrativa e dinâmica. “Temos ações focadas nas crianças, mas também envolvemos os pais. Por meio das atividades, queremos trabalhar a prevenção de forma educativa e criativa, informando e conscientizando sobre como a interação entre a família pode melhorar a qualidade de vida”, comenta.


Na prática

O dia a dia atribulado é uma realidade para muitas famílias e um dos principais problemas na hora de realmente se envolver na vida dos filhos. Nesse contexto, é importante garantir a presença da família na rotina da criança. Busque ter atenção e dedicar momentos para ensinar a comer bem e a brincar, permitindo que os pequenos tenham os pais como referência de segurança. Seguir as dicas abaixo é um bom caminho: 

 

  • Leve sua criança ao pediatra regularmente e mantenha a vacinação em dia;
  • Aproveite cada interação para orientar seu filho: durante um jogo, pode-se ensinar a criança a esperar sua vez e a assimilar regras. Na hora do lanche, auxilie no manuseio dos talheres e o ajude a treinar a coordenação motora;
  • Ensine e incentive seu filho a se vestir sozinho. Essa atitude contribui para que a criança desenvolva autonomia;
  • Estabeleça horários bem definidos para o sono, as refeições e demais atividades;
  • Brincadeiras são fundamentais para a evolução da coordenação motora, dos laços emocionais, além de muitas outras habilidades. As crianças precisam de estímulos visuais, auditivos e táteis.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858