FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

A (difícil) luta contra o Alzheimer

21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer, doença desafiadora e, por enquanto, incurável, cuja evolução, entretanto, pode ser retardada com tratamento.

Cuide bem do seu coração

As grandes ameaças ao coração são silenciosas e causam efeitos à saúde ao longo do tempo. É por isso que, especialmente no Dia Mundial do Coração (29 de setembro), hábitos de vida que comprometem o seu bom funcionamento são lembrados.

 Novidade no atendimento FUNDAFFEMG: WhatsApp

Para viabilizar e estreitar o contato com você, disponibilizamos, a partir de hoje 04/09, mais um canal de atendimento: nosso WhatsApp.

Estamos online de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 17h, prontos para esclarecer dúvidas e atender solicitações pelo número 
(31) 99313-0098.

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

..

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?


Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

A FUNDAFFEMG também acredita na importância da integração da família para a saúde da criança e do adolescente. Por isso, promove o Educando para a Saúde, que busca instruir crianças de 1 a 14 anos sobre os cuidados com a alimentação, de forma lúdica, atrativa e dinâmica. “Temos ações focadas nas crianças, mas também envolvemos os pais. Por meio das atividades, queremos trabalhar a prevenção de forma educativa e criativa, informando e conscientizando sobre como a interação entre a família pode melhorar a qualidade de vida”, comenta.


Na prática

O dia a dia atribulado é uma realidade para muitas famílias e um dos principais problemas na hora de realmente se envolver na vida dos filhos. Nesse contexto, é importante garantir a presença da família na rotina da criança. Busque ter atenção e dedicar momentos para ensinar a comer bem e a brincar, permitindo que os pequenos tenham os pais como referência de segurança. Seguir as dicas abaixo é um bom caminho: 

 

  • Leve sua criança ao pediatra regularmente e mantenha a vacinação em dia;
  • Aproveite cada interação para orientar seu filho: durante um jogo, pode-se ensinar a criança a esperar sua vez e a assimilar regras. Na hora do lanche, auxilie no manuseio dos talheres e o ajude a treinar a coordenação motora;
  • Ensine e incentive seu filho a se vestir sozinho. Essa atitude contribui para que a criança desenvolva autonomia;
  • Estabeleça horários bem definidos para o sono, as refeições e demais atividades;
  • Brincadeiras são fundamentais para a evolução da coordenação motora, dos laços emocionais, além de muitas outras habilidades. As crianças precisam de estímulos visuais, auditivos e táteis.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858