FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Gripe 2019: Vacine-se antes do inverno

O outono já começou e, no período, cresce a incidência de gripes ocasionadas pelo vírus influenza. Como ele sofre mutações, a vacina contra a doença precisa ser atualizada  anualmente, a fim de combater, de forma efetiva, todas as variedades sazonais do microrganismo.

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

..

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?


Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

A FUNDAFFEMG também acredita na importância da integração da família para a saúde da criança e do adolescente. Por isso, promove o Educando para a Saúde, que busca instruir crianças de 1 a 14 anos sobre os cuidados com a alimentação, de forma lúdica, atrativa e dinâmica. “Temos ações focadas nas crianças, mas também envolvemos os pais. Por meio das atividades, queremos trabalhar a prevenção de forma educativa e criativa, informando e conscientizando sobre como a interação entre a família pode melhorar a qualidade de vida”, comenta.


Na prática

O dia a dia atribulado é uma realidade para muitas famílias e um dos principais problemas na hora de realmente se envolver na vida dos filhos. Nesse contexto, é importante garantir a presença da família na rotina da criança. Busque ter atenção e dedicar momentos para ensinar a comer bem e a brincar, permitindo que os pequenos tenham os pais como referência de segurança. Seguir as dicas abaixo é um bom caminho: 

 

  • Leve sua criança ao pediatra regularmente e mantenha a vacinação em dia;
  • Aproveite cada interação para orientar seu filho: durante um jogo, pode-se ensinar a criança a esperar sua vez e a assimilar regras. Na hora do lanche, auxilie no manuseio dos talheres e o ajude a treinar a coordenação motora;
  • Ensine e incentive seu filho a se vestir sozinho. Essa atitude contribui para que a criança desenvolva autonomia;
  • Estabeleça horários bem definidos para o sono, as refeições e demais atividades;
  • Brincadeiras são fundamentais para a evolução da coordenação motora, dos laços emocionais, além de muitas outras habilidades. As crianças precisam de estímulos visuais, auditivos e táteis.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858