FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

..

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?


Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

A FUNDAFFEMG também acredita na importância da integração da família para a saúde da criança e do adolescente. Por isso, promove o Educando para a Saúde, que busca instruir crianças de 1 a 14 anos sobre os cuidados com a alimentação, de forma lúdica, atrativa e dinâmica. “Temos ações focadas nas crianças, mas também envolvemos os pais. Por meio das atividades, queremos trabalhar a prevenção de forma educativa e criativa, informando e conscientizando sobre como a interação entre a família pode melhorar a qualidade de vida”, comenta.


Na prática

O dia a dia atribulado é uma realidade para muitas famílias e um dos principais problemas na hora de realmente se envolver na vida dos filhos. Nesse contexto, é importante garantir a presença da família na rotina da criança. Busque ter atenção e dedicar momentos para ensinar a comer bem e a brincar, permitindo que os pequenos tenham os pais como referência de segurança. Seguir as dicas abaixo é um bom caminho: 

 

  • Leve sua criança ao pediatra regularmente e mantenha a vacinação em dia;
  • Aproveite cada interação para orientar seu filho: durante um jogo, pode-se ensinar a criança a esperar sua vez e a assimilar regras. Na hora do lanche, auxilie no manuseio dos talheres e o ajude a treinar a coordenação motora;
  • Ensine e incentive seu filho a se vestir sozinho. Essa atitude contribui para que a criança desenvolva autonomia;
  • Estabeleça horários bem definidos para o sono, as refeições e demais atividades;
  • Brincadeiras são fundamentais para a evolução da coordenação motora, dos laços emocionais, além de muitas outras habilidades. As crianças precisam de estímulos visuais, auditivos e táteis.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858