FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

..

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção


Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

Como consequência, é comum formarem-se longas filas de espera nos estabelecimentos que oferecem assistência imediata, e isso impacta negativamente a saúde dos pacientes. São ambientes que recebem muitos doentes e concentram alto risco de contaminação. Além disso, os profissionais que trabalham nesses locais são capacitados para atendimentos de urgência e emergência e diagnósticos não considerados graves podem ficar incompletos”, explica a Dra. Regina Celi Serra Costa, Superintendente Técnica da FUNDAFFEMG. 

 

Os beneficiários do FUNDAFFEMG-Saúde que necessitam de atendimento em pronto-socorro ou pronto-atendimento podem procurar um dos hospitais credenciados ao Plano. Para aqueles que desejam agendar consultas sem muita espera, a operadora possui Centros de Promoção da Saúde (CPS) em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba. Em Belo Horizonte, profissionais de 16 especialidades atendem no local e atuam de forma integrada para entender as necessidades de cada paciente e corrigir tratamentos completos.

 

Importante saber: 

Situações de Emergência: implicam em risco imediato de morte 

  • Parada cardiorrespiratória
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Edema agudo nos pulmões
  • Arritmias cardíacas
  • AVC
  • Crise convulsiva
  • Hemorragias
  • Perda da consciência
  • Afogamentos
  • Choques elétricos  

Situações de Urgência: demandam assistência rápida, no menor tempo possível, evitando complicações e sofrimento   

  • Fortes dores abdominais
  • Dores de cabeça repentinas
  • Febre que não melhora com remédios
  • Dor renal
  • Vômitos repetidos
  • Cortes ou ferimentos profundos
  • Fraturas sem lesão de pele
  • Outros quadros com características que impossibilitem o deslocamento do paciente 

   

 

Todas as pessoas que procuram os serviços de emergência e urgência são atendidas – uma triagem é feita para conferir a gravidade dos sintomas e os casos mais graves são priorizados. Seja claro em relação ao seu quadro e não omita informações.

 

 

Fonte: Hospital Albert Einstein

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858