FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Conte com a FUNDAFFEMG para viajar de férias com segurança

O mês de julho marca a temporada de férias escolares, período em que muitas famílias têm uma folga para viagens. É comum que o planejamento inclua escolher o destino ideal, reservar o hotel e o transporte, além de listar todas as atrações que merecem uma visita.

É possível viver bem com diabetes

Quando recebeu o diagnóstico de diabetes, Júnia Botelho Estrela e sua família tiveram medo. Afinal, estavam diante de uma doença popularmente conhecida por suas complicações. “No início foi desesperador, mas, com o tempo, entendi que é possível conviver com a diabetes”, lembra a servidora pública. Assim como Júnia, outros 16 milhões de brasileiros lidam diariamente com a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba quais são e como evitar as doenças do inverno

O inverno começa em 21 de junho, mas, na prática, as frentes frias que derrubam as temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, já estão a todo vapor. Para se sentirem mais confortáveis nesse período, muitas pessoas abrem o armário em busca de um bom casaco, ao mesmo tempo em que fecham portas e janelas. O resultado? Maior incidência de algumas doenças.

Apoio para a escolha certa

Imagine contar com apoio necessário para fazer uma escolha profissional adequada. Adicione oportunidades de conversar sobre os temas que mais causam angústia, medo e ansiedade na juventude.

..

Organize-se para uma boa consulta médica


Ter uma consulta de qualidade é responsabilidade apenas do médico? A resposta é "não". Contar com um profissional especializado é importante, mas o beneficiário também precisa adotar uma atitude mais proativa quanto à sua saúde. Mas, qual o papel de quem se senta do outro lado da mesa do consultório? Segundo o projeto Sua Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o beneficiário deve colocar em prática orientações distintas em três momentos: antes, durante e depois da consulta.


Antes

Ao se preparar para ir ao médico, é importante detalhar todos os sintomas e suas características. Para que nada seja esquecido, a dica é anotar tudo em um papel. Também é essencial levar exames que tenha realizado recentemente e todos os medicamentos em uso. Se está em tratamento com outro especialista, essa informação deve ser registrada.

 

Durante

Na consulta, é preciso relatar todos os detalhes da evolução do quadro em que se encontra: quando começou a se sentir mal, quais sintomas apareceram primeiro e o que fez para tentar contorná-los. É crucial responder com clareza às perguntas do médico e não deixar de especificar seus hábitos de vida e suas preocupações.

Caso o profissional de saúde peça exames, o beneficiário pode e deve se informar sobre benefícios, contraindicações e efeitos colaterais. Quando receber o diagnóstico e indicação de tratamento, o beneficiário deve saber todos os detalhes da opção sugerida pelo médico. Pergunte qual sua duração, se a alternativa escolhida tem boa taxa de sucesso e o que precisa observar para constatar uma melhora. Também questione se há outras opções de tratamento e, ainda, para não se esquecer dos detalhes dessa conversa, anote as principais informações.

 

Depois

É importante verificar se foi estabelecida uma data de retorno e comparecer no dia correto. Também fique atento à evolução do quadro clínico e, se não houver melhora, procure novamente o seu médico. Adote, ainda, a autocrítica e o autocuidado: pense naquilo que você pode fazer para contribuir com o sucesso do tratamento. Dessa forma, você faz sua parte para garantir sua saúde.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858