FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

A (difícil) luta contra o Alzheimer

21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer, doença desafiadora e, por enquanto, incurável, cuja evolução, entretanto, pode ser retardada com tratamento.

Cuide bem do seu coração

As grandes ameaças ao coração são silenciosas e causam efeitos à saúde ao longo do tempo. É por isso que, especialmente no Dia Mundial do Coração (29 de setembro), hábitos de vida que comprometem o seu bom funcionamento são lembrados.

 Novidade no atendimento FUNDAFFEMG: WhatsApp

Para viabilizar e estreitar o contato com você, disponibilizamos, a partir de hoje 04/09, mais um canal de atendimento: nosso WhatsApp.

Estamos online de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 17h, prontos para esclarecer dúvidas e atender solicitações pelo número 
(31) 99313-0098.

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

..

Crianças devem ser acompanhadas pelo médico desde o nascimento  


Você sabe por que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para uma criança? É nesse período que as bases para uma boa saúde, crescimento e  neurodesenvolvimento se estabelecem, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). “É imprescindível que seja oferecido à criança um ambiente que lhe proporcione as melhores condições para que desenvolva todo o seu potencial”, orienta a pediatra Giane Chaves, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte. Alimentação saudável e relacionamento próximo e atento com seu filho são requisitos importantes. Acompanhar o desenvolvimento do pequeno com um pediatra de confiança, também.

É o que a jornalista Bibiana Percope tem feito com seus dois filhos – César, de 7 anos, e Enzo, de 1 ano. Desde o pré-natal do mais velho, ela tem seguido à risca as orientações médicas e a periodicidade das consultas, que variam conforme a idade de cada um. “O cuidado vai muito além de manter a carteira de vacinação em dia, tem sido importante acompanhar de perto cada etapa vivida pelos meus filhos. E a abordagem é completa, uma vez que a médica também pergunta sobre o dia a dia na escola, se eles estão se relacionando bem com os colegas”, relata.


Além dos mil dias

Para Giane, o acompanhamento médico periódico facilita o diagnóstico precoce de alguma alteração ou doença. “O crescimento e o desenvolvimento são processos que comportam muitas variações individuais. Por isso, é importante que a criança seja comparada com ela mesma, com sua própria trajetória”, reforça.


Normalmente, o principal exame a ser feito nessas consultas é o clínico. É nele que o profissional de saúde conhecerá os hábitos alimentares da criança, seu crescimento e desenvolvimento, se a vacinação e a saúde ocular estão em dia e se a família tem prevenido acidentes. O médico também recolherá informações sobre a rotina alimentar da criança para avaliar se ela está recebendo os nutrientes necessários, como o ferro e a vitamina D. Exames laboratoriais serão recomendados em situações específicas.


Orientações básicas para a saúde do seu filho

  • Ofereça alimentação saudável e diversificada, de forma atenciosa.
  • Mantenha a vacinação em dia e adote hábitos de higiene para evitar doenças.
  • Estimule o lazer, em espaços onde a criança possa brincar livremente e interagir com outros colegas.
  • Estabeleça uma relação próxima entre o pequeno e seus cuidadores. 
  • Mantenha-se presente e vigilante, para identificar situações que possam oferecer risco à integridade física ou psicológica do seu filho.
  • Esteja atento aos conteúdos que a criança acessa no ambiente online.

 

Veja qual é a frequência mínima recomendada para visitas ao pediatra:

  • Até os seis meses: mensal – a primeira delas deve ser na primeira semana de vida do bebê
  • Até dois anos: trimestral
  • Até quatro anos: semestral
  • Até o início da puberdade: anual

Fonte: Dra. Giane Chaves


Casal Grávido

A FUNDAFFEMG disponibiliza gratuitamente a seus beneficiários o curso Casal Grávido, em Belo Horizonte. Por meio dele, futuros papais e mamães têm acesso a informações sobre a saúde da gestante e do bebê, quais hábitos adotar durante a gravidez, além de dicas para criar uma rotina após o nascimento. É, também, uma oportunidade de conhecer outros casais e trocar experiências. 

Para saber mais, ligue (31) 2103-5858.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858