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Divirta-se nas festas de fim de ano com saúde

Fim de ano é sinônimo de celebração, já que o período estimula a confraternização e comunhão entre as pessoas. Normalmente, acontecem encontros em diversos tipos de ambientes, principalmente em casa e no trabalho, mostrando como é importante partilhar os bons momentos vividos com aqueles que amamos. 

Porém, não é só isso que torna essa ocasião muito atrativa. A mesa farta, sem dúvida, é mais um importante protagonista neste período!

Crianças devem ser acompanhadas pelo médico desde o nascimento  

Você sabe por que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para uma criança? É nesse período que as bases para uma boa saúde, crescimento e  neurodesenvolvimento se estabelecem, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). “É imprescindível que seja oferecido à criança um ambiente que lhe proporcione as melhores condições para que desenvolva todo o seu potencial”, orienta a pediatra Giane Chaves, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte. Alimentação saudável e relacionamento próximo e atento com seu filho são requisitos importantes. Acompanhar o desenvolvimento do pequeno com um pediatra de confiança, também.

Evite o câncer de peito aberto

Outubro é o mês em que tradicionalmente a prevenção ao câncer de mama ganha destaque. Mas, como ressalta a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o cuidado deve ser constante e fazer parte da rotina de saúde da mulher, com autoexame, consultas ao médico especialista e realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos.

Envelhecendo com saúde

Em 2018, a expectativa de vida da população brasileira alcançou a maior média da história: 76 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto estima que, até 2060, 25,5% do total de brasileiros terá mais que 65 anos – atualmente, o percentual de idosos é 9,2%. Se o número de pessoas mais velhas está crescendo, nem todo mundo sabe responder à seguinte pergunta: qual a fórmula para envelhecer com saúde?

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Divirta-se nas festas de fim de ano com saúde


Fim de ano é sinônimo de celebração, já que o período estimula a confraternização e comunhão entre as pessoas. Normalmente, acontecem encontros em diversos tipos de ambientes, principalmente em casa e no trabalho, mostrando como é importante partilhar os bons momentos vividos com aqueles que amamos. 

Porém, não é só isso que torna essa ocasião muito atrativa. A mesa farta, sem dúvida, é mais um importante protagonista neste período!

Acompanhando isso, vem à tona a seriedade de permanecer atento aos vilões que se escondem no preparo da maioria dos pratos.

Segundo a Dra. Dóris Diniz do Nascimento, clínica da FUNDAFFEMG, é preciso evitar o consumo excessivo de sal e de pratos gordurosos  pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol. O açúcar branco refinado também é outro ingrediente que merece atenção redobrada, já que pode alterar os índices de glicemia. “O cuidado deve ser ainda maior se a pessoa é portadora de hipertensão, diabetes ou pré-diabetes, portadora de colesterol ou triglicérides elevados, de doença diverticular ou de outros problemas intestinais.”, alerta.

Há quem não acredite na existência de perigo nas opções menos calóricas. Engana-se! É preciso realizar a higienização das frutas, verduras e legumes que não forem cozidos para diminuir o risco de contaminação alimentar. “Também é importante se hidratar, principalmente porque esse período é caracterizado por altas temperaturas”, orienta a Dra. Dóris. Ela destaca que até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado, tendo em vista que o álcool desidrata. No entanto, a água acompanha muito bem os vinhos.


Sem ansiedade

Apesar do momento de alegria e celebração que a ocasião proporciona, também é possível surgir um sentimento de tristeza e ansiedade, causados justamente pelo descontentamento durante a autoavaliação ou por desentendimentos familiares. 

A orientação da Dra. Dóris para situações como essa é manter a calma. “O ideal é se organizar para estabelecer novas metas, em vez de tentar concluir tudo no pouco tempo que resta. Também é importante conhecer os próprios limites. Com calma e prudência é possível manter a saúde mental”, completa.


 

Algumas dicas:

  • Respeite seus limites na hora de comer; 
  • Perceba suas limitações durante os diálogos e interações com outras pessoas. Caso sinta algum incômodo, procure outra roda de conversa;
  • Faça uma avaliação médica antes do início das festas para checar pressão arterial, glicemia e outros fatores de risco;
  • Organize as tarefas comuns relativas ao fim de ano, como por exemplo a compra de presentes. Assim, você evita saídas e estresse de última hora, livrando-se de ambientes fechados e com muitas pessoas, o que diminui as chances de adoecer. 

 

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