FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

..

Mais um ano se inicia


Mais um ano se inicia! 2019 surge com a expectativa de muito trabalho para que possamos oferecer os melhores serviços aos nossos beneficiários. Juntos, trabalharemos para que o FUNDAFFEMG-Saúde continue a apresentar bons resultados e, principalmente, atenda cada vez mais às expectativas de quem confia sua saúde à nossa equipe.

 2018 não foi fácil. Assim como diversos segmentos e empresas, fomos afetados pelo cenário econômico adverso. A inflação do setor de saúde suplementar alcançou a casa dos 16% – bem superior, portanto, à média registrada no país –, e onerou muito os custos da assistência prestada. Como plano com sistema de rateio de despesas que somos, o alto custo impactou o valor da cota repassada aos beneficiários. Apesar de nossas despesas administrativas serem baixas, temos custos médicos representativos, e os valores sobem de acordo com as despesas.


Não podemos deixar de considerar, também, o parcelamento de salários imposto há quase três anos ao funcionalismo público mineiro. Sensível a esta situação, a FUNDAFFEMG adiou a cobrança para o último dia da escala de pagamento divulgada pelo governo, mesmo ciente de que isso poderia comprometer o fluxo de caixa, em razão dos compromissos assumidos junto aos prestadores de serviços de assistência à saúde. Felizmente, mantemos um fundo de reserva e fizemos uso de alguns recursos. Mas não pudemos prorrogar ainda mais determinados vencimentos, sob o risco de comprometer a saúde financeira do plano.
Isso evidencia a importância de uma gestão estratégica, que leva em conta aspectos políticos, econômicos e sociais que envolvem a atividade. É assim que trabalhamos e continuaremos a fazê-lo, sempre com vistas à solidez e à perenidade do plano.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o FUNDAFFEMG-Saúde se manteve equilibrado e deu continuidade às suas ações. Novos projetos foram implantados por meio do SEMPRE-FUNDAFFEMG e iniciativas já existentes foram aprimoradas, tudo para atender às necessidades dos nossos beneficiários.

Para 2019, teremos novidades, que estão sendo cuidadosamente planejadas. A promoção da saúde continuará a ser prioridade, pois entendemos que prevenir a doença é o melhor caminho para o bem-estar dos beneficiários e para a saúde financeira do plano.

A todos, nosso desejo de um novo ano com muita saúde!
Diretoria da FUNDAFFEMG
 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858