FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Promoção da saúde com o SEMPRE

No dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, 327 beneficiários, entre pais e filhos, participaram de mais um evento do Programa Educando para a Saúde, iniciativa do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE-FUNDAFFEMG). Por meio de atividades lúdicas, os participantes tiveram acesso a informações para manter sua saúde em dia, que destacaram a importância de ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O projeto é uma das frentes de atuação do SEMPRE, que possui diversas outras iniciativas de promoção da saúde. 

Faça sua parte na luta contra o sarampo

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado um número cada vez maior de casos de uma doença até então erradicada no país, o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, até dezembro de 2018 foram registrados mais de 10 mil casos, principalmente nos Estados do Amazonas e Roraima. O dado preocupa tanto porque já houve registros dos primeiros casos no Sudeste quanto porque o sarampo é altamente contagioso e pode ser perigoso à saúde: transmitido pela tosse, espirro, fala ou respiração, pode causar complicações, principalmente em gestantes, bebês e pessoas desnutridas. 

Volta às aulas com saúde

Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de 68.220 novos casos registrados no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens, após o câncer de pele não melanoma, em todas as regiões do país. O desafio no combate à doença é garantir que o homem descubra o problema precocemente, o que aumenta as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em entrevista, o urologista Dr. Lucas Nogueira, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte, fala sobre a doença e repassa algumas orientações aos beneficiários. 

..

Tempo de férias, época de brincadeiras


Fim de ano, início do verão e das férias escolares. O período de descanso das crianças pode ser utilizado pelos pais para o incentivo ao ato de brincar, hábito importante para estimular o desenvolvimento psicomotor dos pequenos. 

Segundo os especialistas, a atitude potencializa as habilidades cognitivas, emocionais, sociais e fonéticas. Para o pediatra Dr. Waldemar Savassi, que atende no CPS, é essencial que os pais reservem um tempo para estar com seus filhos durante as férias. “O ideal é que a família programe alguns dias de descanso para viajar ou realizar as atividades preferidas das crianças. É um momento para estimular essa convivência mais próxima”, diz.


CUIDADOS COM A INTERNET
Para o pediatra, um dos maiores riscos das férias é o aumento do tempo de internet e da possibilidade de contato com conteúdos impróprios para a idade. Por isso, a recomendação é que os pais aproveitem a oportunidade para conhecer o que seus filhos mais gostam de fazer no mundo virtual. “É essencial limitar o uso da internet para até duas horas por dia”, afirma.

No lugar dos eletrônicos, estimule outros programas e brincadeiras. Organize idas ao cinema, teatro e parques. Faça caminhadas e ande de bicicleta com a criança. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defende que as atividades ao ar livre devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana.

Dr. Savassi ressalta que o mais importante é que os pais interajam com os filhos. “Estimule a leitura e faça sessões de contação de histórias em casa, comentando os aprendizados de cada fábula. Se tiver pouco tempo com as crianças, aproveite para participar de jogos que estimulem o raciocínio lógico”, orienta.

Algumas dicas para movimentar as férias das crianças:
JOGOS DE TABULEIRO: Uma ótima oportunidade para envolver toda a família é convidá-la a participar de jogos de tabuleiro. Procure alternativas que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da memória.

ACAMPANDO EM CASA: Não dá para viajar? Sem problemas, dá para se divertir em casa mesmo, brincando de acampar: com dois ou três lençóis e algumas cadeiras, a barraca fica garantida. Dentro dela, coloque tapetes, almofadas, livros e brinquedos preferidos. Está pronto um cantinho para ler e brincar com as crianças.

TEATRO: Um grande estímulo à imaginação! Incentive as crianças a criar uma história bem legal, com personagens e diálogos. Nem todos precisam escrever: alguns podem desenhar o cenário, e outros podem escolher as roupas que vão ser usadas – lenços, perucas, sapatos e máscaras, por exemplo. A turma deve ensaiar e, depois que tudo estiver decorado, é só fazer maquiagens bem legais e convidar parentes e vizinhos para assistir ao espetáculo.
 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858