FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Gripe 2019: Vacine-se antes do inverno

O outono já começou e, no período, cresce a incidência de gripes ocasionadas pelo vírus influenza. Como ele sofre mutações, a vacina contra a doença precisa ser atualizada  anualmente, a fim de combater, de forma efetiva, todas as variedades sazonais do microrganismo.

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

..

Volta às aulas com saúde


Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

 

“A escola já traz uma série de desafios para o aluno, como o entrosamento com o professor e os novos colegas. Se a criança ainda tiver que adaptar o biorritmo para esse período, é mais complicado”, comenta a pediatra e nutróloga Adriana Reis Brasil. Por isso, a especialista orienta as famílias a retomar a rotina pelo menos 15 dias antes do início efetivo das aulas. As crianças e jovens que estudam de manhã devem passar a acordar mais cedo, e quem tem aula no período da tarde deve adaptar os horários de almoço e lanche. 

 

Quem tem filhos com até quatro anos também deve dialogar com os pequenos sobre o momento que está por vir. Dessa forma, eles terão mais segurança no novo ambiente. “O pai e a mãe devem contribuir para que a criança ganhe confiança”, orienta a pediatra.


É necessário, ainda, observar outros cuidados. “Muitos pais perguntam se há algum medicamento ou suplemento capaz de prevenir doenças comuns no ambiente escolar, mas não existe mágica. O ideal é manter a alimentação, a hidratação e o sono em dia”, completa dra. Adriana. 


Checklist para volta às aulas

  • 15 dias antes do início das aulas, reorganize os horários de dormir e acordar, conforme a rotina do período escolar. 
  • Organize também os horários de café da manhã, almoço e lanche de acordo com os da escola. 
  • Crianças de até quatro anos costumam ter o período da soneca. Por isso, também é necessário adaptar o horário desse descanso. 
  • Converse com seu filho sobre o fim das férias, mas sem criar ansiedade. Mostre como toda a família está se preparando para voltar à rotina.
  • Reforce, com seu filho mais velho, os horários das aulas em algum quadro ou “planner”, para que seja mais fácil a adaptação. 
  • Certifique-se de que a vacinação do seu filho está em dia. 
  • Não compre vitaminas ou suplementos alimentares por conta própria. Priorize a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a boa hidratação e o bom sono de seu filho como armas para prevenir doenças. 
 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858