FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

Cuidado com o peso das mochilas escolares

A cada ano que passa, aumenta o peso que crianças e adolescentes carregam, literalmente. À medida que as disciplinas escolares se diversificam, cresce a quantidade de objetos na mochila, assim como as responsabilidades. Cadernos, livros, lanche e outros materiais escolares, que devem ser levados todos os dias, acabam por representar um risco à saúde dos estudantes. O motivo? A carga que ombros, braços e costas precisam suportar.

Preparação para a chegada do bebê

Em junho de 2019, a vida da assistente social Karina Siqueira mudou completamente. O motivo da transformação tem um nome: Bernardo. O recém-nascido chegou ao mundo de forma planejada e com muita saúde. Para a mãe de primeira viagem, foi importante ter o apoio familiar e médico durante a gravidez, que lhe deu segurança e tranquilidade. “Foi fundamental contar com a assistência da FUNDAFFEMG durante todo o pré-natal”, diz.

O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico-hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

..

Volta às aulas com saúde


Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

 

“A escola já traz uma série de desafios para o aluno, como o entrosamento com o professor e os novos colegas. Se a criança ainda tiver que adaptar o biorritmo para esse período, é mais complicado”, comenta a pediatra e nutróloga Adriana Reis Brasil. Por isso, a especialista orienta as famílias a retomar a rotina pelo menos 15 dias antes do início efetivo das aulas. As crianças e jovens que estudam de manhã devem passar a acordar mais cedo, e quem tem aula no período da tarde deve adaptar os horários de almoço e lanche. 

 

Quem tem filhos com até quatro anos também deve dialogar com os pequenos sobre o momento que está por vir. Dessa forma, eles terão mais segurança no novo ambiente. “O pai e a mãe devem contribuir para que a criança ganhe confiança”, orienta a pediatra.


É necessário, ainda, observar outros cuidados. “Muitos pais perguntam se há algum medicamento ou suplemento capaz de prevenir doenças comuns no ambiente escolar, mas não existe mágica. O ideal é manter a alimentação, a hidratação e o sono em dia”, completa dra. Adriana. 


Checklist para volta às aulas

  • 15 dias antes do início das aulas, reorganize os horários de dormir e acordar, conforme a rotina do período escolar. 
  • Organize também os horários de café da manhã, almoço e lanche de acordo com os da escola. 
  • Crianças de até quatro anos costumam ter o período da soneca. Por isso, também é necessário adaptar o horário desse descanso. 
  • Converse com seu filho sobre o fim das férias, mas sem criar ansiedade. Mostre como toda a família está se preparando para voltar à rotina.
  • Reforce, com seu filho mais velho, os horários das aulas em algum quadro ou “planner”, para que seja mais fácil a adaptação. 
  • Certifique-se de que a vacinação do seu filho está em dia. 
  • Não compre vitaminas ou suplementos alimentares por conta própria. Priorize a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a boa hidratação e o bom sono de seu filho como armas para prevenir doenças. 
 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858