FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Gripe 2019: Vacine-se antes do inverno

O outono já começou e, no período, cresce a incidência de gripes ocasionadas pelo vírus influenza. Como ele sofre mutações, a vacina contra a doença precisa ser atualizada  anualmente, a fim de combater, de forma efetiva, todas as variedades sazonais do microrganismo.

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

..

Promoção da saúde com o SEMPRE


No dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, 327 beneficiários, entre pais e filhos, participaram de mais um evento do Programa Educando para a Saúde, iniciativa do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE-FUNDAFFEMG). Por meio de atividades lúdicas, os participantes tiveram acesso a informações para manter sua saúde em dia, que destacaram a importância de ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O projeto é uma das frentes de atuação do SEMPRE, que possui diversas outras iniciativas de promoção da saúde. 

 

A proposta do serviço é oferecer atividades que estimulem o bem-estardos beneficiários. “Buscamos uma estratégia de trabalho que é mais ampla, definindo medidas que contribuam para aumentar a saúde dos pacientes de modo geral, prevenindo doenças”, comenta Flávia Alves, gestora do serviço. Ela reforça a importância dessa atuação: “Com estímulo ao autocuidado e à adoção de hábitos saudáveis, podemos reduzir riscos de adoecimento e de complicações”.


Um eixo orientador para a definição das ações e a criação de grupos de trabalho são as informações coletadas por meio do Centro de Promoção da Saúde (CPS). “O serviço funciona como uma porta para o monitoramento da saúde dos beneficiários, e há uma conduta médica focada na atenção primária. Dessa forma, os médicos nos apontam demandas, e desenvolvemos o planejamento juntamente com a equipe multidisciplinar, considerando essas informações”, comenta Flávia.


O SEMPRE também realiza palestras sobre os temas-chave propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para participar das atividades e grupos, os beneficiários devem ficar atentos às comunicações e fazer sua inscrição dentro do prazo previsto. Continuamente, o SEMPRE busca expandir os eventos realizados no interior, mesmo que sejam enfrentados obstáculos, como falta de infraestrutura ou baixo número de beneficiários em alguns locais. Caso tenha alguma sugestão, envie e-mail para fundaffemg@fundaffemg.com.br.

 


ALGUMAS ATIVIDADES DO SEMPRE:

  • Grupo de monitoramento dos diabéticos – Doce Vinda: Desenvolvido com os beneficiários de Belo Horizonte, o programa é dividido em duas etapas. Na primeira, ocorre o levantamento, no CPS, dos beneficiários que se enquadram no público-alvo, e o contato é realizado pelo setor SEMPRE. Na segunda, eles recebem atendimento da equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutricionista e especialistas indicados, além de um acompanhamento individualizado pela equipe do SEMPRE.
  • Rememorar: Busca estimular a mente e promover a socialização dos participantes, que devem ter 50 anos ou mais, por meio de palestras e eventos. O foco do programa, que é realizado na capital e em Juiz de Fora, é preservar a saúde mental do beneficiário.
  • Programa de Ativação e Condicionamento Físico: Oferecido em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curvelo e Montes Claros, tem como objetivo orientar beneficiários com mais de 25 anos, divididos em grupos por idade específica, sobre conscientização corporal, além de promover a agilidade e a força muscular. As aulas são, também, uma oportunidade de socialização. Para aqueles que integram o grupo de monitoramento dos diabéticos, são propostas atividades especiais, adaptadas para a necessidade específica.
  • Educando para a Saúde: Tem a proposta de conscientizar crianças e jovens com idades entre 2 e 14 anos sobre a importância da alimentação saudável, proporcionando um momento em família.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858