FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico-hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

Receitas saudáveis para curtir na temporada mais fria do ano

Em julho, o nosso perfil do Instagram trouxe para os seguidores uma seleção de receitas de pratos especiais para o frio. Além de deliciosas, as sugestões são saudáveis e práticas de se preparar. 

 

Mês de luta contra uma doença silenciosa

O mês de julho tem uma cor especial e é dedicado a uma luta importante: em 2019, o governo brasileiro instituiu o Julho Amarelo, movimento para reforçar o combate contra as hepatites virais. O que se busca é envolver a população na prevenção e diagnóstico precoce da doença, caracterizada pela inflamação no fígado. Ela pode ser causada por vírus, por enfermidades autoimunes, metabólicas e genéticas e pelo uso de remédios, álcool e outras drogas.

 

 

É hora de parar de fumar

O perigo é real. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo causou a morte de 100 milhões de pessoas no século 20.

..

Prato cheio de saúde


Qual é a fórmula da saúde? A resposta pode variar nos detalhes, mas sempre passa pela dupla: alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Adotar esses hábitos pode parecer uma tarefa simples, apesar de muitos brasileiros ainda terem dificuldade em manter uma rotina que faça bem ao corpo e à mente. E é esse um dos fatores que contribuem para que 1 em cada 5 brasileiros moradores de capitais tenha obesidade, como revela uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2017.

“Um dificultador nesse desafio de mudar hábitos é que muitas pessoas com obesidade não possuem, no presente, algum problema de saúde”, analisa a nutricionista da FUNDAFFEMG Isabella Mancini. Mas o fato é que dieta rica em açúcar, carboidratos simples, frituras e alimentos altamente industrializados pode causar várias enfermidades como o diabetes, a hipertensão ou doenças cardíacas.

No caminho para novos hábitos, adotar dietas radicais pode ser uma escolha equivocada, assim como o uso de remédios sem prescrição médica. “A mudança vem com o tempo, e não da noite para o dia. Quando o profissional de saúde busca encontrar soluções para a alimentação que aumentem a qualidade de vida do paciente, a chance de bons resultados no longo prazo é alta”, comenta Isabella.

 

Vida saudável

 

Desde os 15 anos, Enere Braga Mota enfrenta uma guerra com a balança. As armas que utilizava costumavam ser sempre as mesmas: fazer regimes drásticos ou usar medicamentos. O resultado era satisfatório em um primeiro momento, mas nunca duradouro. “Depois de um tempo, minha glicose começou a aumentar muito e eu passei a sentir os pés formigando. Foi esse o meu alerta”, lembra. Então a pedagoga aposentada entrou para o Grupo de Apoio à Boa Medida (GABOM), iniciativa promovida pela FUNDAFFEMG para beneficiários com obesidade. “Perdi 16 quilos e passei a usar 32 unidades de insulina por mês, muito menos que as 148 que costumava necessitar. Agora, meu objetivo é a vida saudável”, comenta.

Assim como Enere, o GABOM coleciona histórias positivas relacionadas à mudança de hábitos. “É um grupo de 15 participantes, que se reúnem uma vez por semana durante oito meses. Além de se exercitarem juntos, os pacientes conversam sobre temas relacionados à alimentação e nutrição e se consultam com especialistas de diversas áreas. Esse formato os ajuda a compartilhar dificuldades, trocar experiências e a comer melhor no dia a dia”, avalia.

Os participantes do GABOM recebem uma dieta personalizada, feita pela nutricionista de acordo com a rotina e as preferências de cada um. Além do Grupo, a FUNDAFFEMG também realiza o REGABOM, com encontros mais esporádicos para aqueles que quiseram continuar o acompanhamento.

 

Alimentação em pauta

Além desses grupos, o tema alimentação é foco de outras iniciativas promovidas pelo SEMPRE-FUNDAFFEMG, como as Oficinas de Alimentação, voltadas para crianças e adolescentes, e o encerramento com o Educando para a Saúde. Confira as fotos do evento no nosso Facebook e em nosso Instagram

 

 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858