FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

A (difícil) luta contra o Alzheimer

21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer, doença desafiadora e, por enquanto, incurável, cuja evolução, entretanto, pode ser retardada com tratamento.

Cuide bem do seu coração

As grandes ameaças ao coração são silenciosas e causam efeitos à saúde ao longo do tempo. É por isso que, especialmente no Dia Mundial do Coração (29 de setembro), hábitos de vida que comprometem o seu bom funcionamento são lembrados.

 Novidade no atendimento FUNDAFFEMG: WhatsApp

Para viabilizar e estreitar o contato com você, disponibilizamos, a partir de hoje 04/09, mais um canal de atendimento: nosso WhatsApp.

Estamos online de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 17h, prontos para esclarecer dúvidas e atender solicitações pelo número 
(31) 99313-0098.

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

..

Preparação para a chegada do bebê


Em junho de 2019, a vida da assistente social Karina Siqueira mudou completamente. O motivo da transformação tem um nome: Bernardo. O recém-nascido chegou ao mundo de forma planejada e com muita saúde. Para a mãe de primeira viagem, foi importante ter o apoio familiar e médico durante a gravidez, que lhe deu segurança e tranquilidade. “Foi fundamental contar com a assistência da FUNDAFFEMG durante todo o pré-natal”, diz.

Todas as mulheres grávidas devem realizar o pré-natal. É o que garante a assistência à mãe e ao bebê durante a gestação, período marcado por diversas mudanças fisiológicas e psicológicas. “Acompanhamos a mãe e o desenvolvimento do bebê, sempre avaliando se tudo está de acordo com os padrões adequados. É o que torna possível ter uma gravidez segura e saudável”, explica Dra. Daniela do Espírito Santo, ginecologista e obstetra da FUNDAFFEMG.

O pré-natal ideal consiste em pelo menos seis visitas ao ginecologista. “À medida que esses encontros ocorrem, o obstetra avalia se há necessidade de aumentar a frequência das consultas, realizar outros exames ou repassar indicações específicas para a mãe”, reforça Dra. Daniela.

 

 

Envolvimento

Outro aspecto fundamental para uma gestação saudável é o apoio do(a) parceiro(a), que deve ser incluído(a) em todo o processo, para vivenciar e compartilhar as dificuldades típicas da gravidez. É importante que o(a) companheiro(a) esteja presente nas consultas pré-natal, acompanhe os exames e contribua para que todas as orientações médicas sejam seguidas. “Dessa forma é possível entender melhor o cansaço, a falta de sono ou a mudança de humor da gestante, por exemplo”, acrescenta a obstetra. Esse acompanhamento também é importante para criar vínculo com o bebê. “Quando se envolve diretamente, a pessoa se torna mais capaz de contribuir para a boa criação do filho”, avalia Dra. Daniela.

Na experiência de Karina, a presença do marido, Célio Leonardo, foi essencial. O parceiro tem estado ao lado dela e do bebê o tempo todo. “Ele acompanhou de perto toda a gestação e, agora que o Bernardo nasceu, também cuida do nosso filho. O mais importante é o apoio emocional e a segurança que ele me ferece”, comenta a mãe.

 

Casal grávido

Karina conta que ter participado do curso do Casal Grávido, oferecido pela FUNDAFFEMG às beneficiárias, foi importante para que ela vivesse os primeiros dias do filho com muito mais informação.

“Fico mais segura, porque consigo entender melhor tudo o que está acontecendo comigo e com o Bernardo.” O curso informa o casal sobre o pré e o pós-parto, com o apoio de uma equipe multidisciplinar.

“O ginecologista e obstetra detalha todo o processo da gravidez e do parto, esclarecendo as dúvidas dos casais. O pediatra aponta situações que vão surgir à medida que o bebê cresce. Já os enfermeiros orientam como devem ser o aleitamento e os cuidados do puerpério”, enumera Dra. Daniela.

 

Para participar do curso do Casal Grávido, a mamãe deve entrar em contato com a FUNDAFFEMG pelo número (31) 2103-5858 e se informar sobre datas e pré-requisitos.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858