FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Plantão FUNDAFFEMG | Recesso de carnaval 2020

Informamos que, em razão do recesso de carnaval, não haverá expediente nos dias 24, 25 e no período da manhã do dia 26/02/2020.

A FUNDAFFEMG retoma seu funcionamento normal no dia 26/02 às 13h.
Durante esse período, em casos de urgência e emergência você pode entrar em contato com a FUNDAFFEMG ligando para os telefones do nosso plantão de atendimento:  (31) 99142-6549 ou (31) 99142-1190.

Caso tenha exames ou procedimentos agendados para alguma dessas datas, realize o processo de autorização com antecedência.

Infecção por Coronavírus

O Coronavírus (Corona viridae) é conhecido desde a década de 1960. Existem 4 gêneros do vírus e, destes, Alfa e Beta são os mais importantes e responsáveis pela contaminação do ser humano. O hospedeiro mais conhecido é o morcego.

Corpo ativo em 2020

Quando o ano começa, é comum muitas pessoas prometerem a si mesmas que vão praticar mais atividades físicas. O sentimento de ter exagerado nas festas e nas férias de janeiro mostra que é hora de deixar o sedentarismo de lado.

Saiba como aproveitar o Carnaval com bem-estar

A cada ano, a impressão de quem vive em Belo Horizonte é de que o Carnaval inicia mais cedo. A festa popular tem se fortalecido ao longo dos anos na capital mineira, com o crescimento dos blocos de rua. Só em 2019, por exemplo, o evento atraiu 4,3 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura.

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Cuidado com o peso das mochilas escolares


A cada ano que passa, aumenta o peso que crianças e adolescentes carregam, literalmente. À medida que as disciplinas escolares se diversificam, cresce a quantidade de objetos na mochila, assim como as responsabilidades. Cadernos, livros, lanche e outros materiais escolares, que devem ser levados todos os dias, acabam por representar um risco à saúde dos estudantes. O motivo? A carga que ombros, braços e costas precisam suportar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), o peso em excesso e o uso incorreto de mochilas podem provocar lombalgia (dor nas costas), alterações na postura e outras disfunções. O problema pode ser ainda maior em alunos que caminham todos os dias para ir à escola.

Por isso, a principal recomendação é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança ou adolescente. Também é importante que os pais orientem os filhos a relatar qualquer dor ou simples desconforto, que devem ser investigados por um médico ortopedista. O adulto pode, ainda, entrar em contato com a escola para avaliar alternativas que contribuam para aliviar a carga das mochilas.

 

Hora da escolha

Antes de escolher o produto correto para a criança, é preciso estar atento a alguns detalhes, além do design e do tipo de material. Para ajudar nessa tarefa, a Academia Americana de Pediatria aponta, entre outros aspectos a serem analisados, o peso das mochilas. Segundo o órgão, é importante optar por modelos mais leves.

Outra dica é conferir as tiras. A mochila deve ter duas tiras para os ombros, para distribuir o peso uniformemente pelo corpo. Além disso, elas devem ser largas e acolchoadas, para não causar dor ou dificultar a circulação sanguínea.

As mochilas que têm acolchoamento posterior também podem ser uma boa alternativa, já que ajudam a eliminar o desconforto e proteger as costas de materiais pontiagudos. Também é importante verificar se a opção escolhida tem outra tira para ser usada na região da lombar, para distribuir o peso de maneira mais uniforme. Caso seja difícil encontrar um modelo ideal, a criança pode optar por aquele equipado com rodinhas.

 

Evite lesões com atitudes simples

Ainda que esteja usando a mochila adequada, o estudante deve seguir algumas orientações no dia a dia para evitar sobrecarga nos braços, ombros e, principalmente, costas:

  • Nunca leve a mochila usando apenas uma das tiras – distribua o peso pelos dois ombros.
  • O ajuste ideal das tiras deve fazer com que a mochila se mantenha um pouco acima da linha da cintura. Por isso, é importante que ela fique próxima do corpo.
  • Leve à escola apenas o necessário. Para evitar peso excessivo, opte por um caderno menor para cada disciplina.
  • Organize os itens na mochila de maneira que os mais pesados sejam depositados no centro (mais próximos das costas). Use os compartimentos para colocar objetos mais leves.
  • Aprenda com seu médico ou treinador da escola exercícios e alongamentos para fortalecer a musculatura das costas.

Fonte: Academia Americana de Pediatria

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