FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

A (difícil) luta contra o Alzheimer

21 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer, doença desafiadora e, por enquanto, incurável, cuja evolução, entretanto, pode ser retardada com tratamento.

Cuide bem do seu coração

As grandes ameaças ao coração são silenciosas e causam efeitos à saúde ao longo do tempo. É por isso que, especialmente no Dia Mundial do Coração (29 de setembro), hábitos de vida que comprometem o seu bom funcionamento são lembrados.

 Novidade no atendimento FUNDAFFEMG: WhatsApp

Para viabilizar e estreitar o contato com você, disponibilizamos, a partir de hoje 04/09, mais um canal de atendimento: nosso WhatsApp.

Estamos online de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 17h, prontos para esclarecer dúvidas e atender solicitações pelo número 
(31) 99313-0098.

Quando o excesso se torna um transtorno

Em que ponto comprar demais, comer muito ou jogar videogame em excesso pode se tornar um problema? Todo cuidado é pouco quando se trata de prevenir um comportamento que pode trazer graves prejuízos à saúde: a compulsão.

..

Cuidado com o peso das mochilas escolares


A cada ano que passa, aumenta o peso que crianças e adolescentes carregam, literalmente. À medida que as disciplinas escolares se diversificam, cresce a quantidade de objetos na mochila, assim como as responsabilidades. Cadernos, livros, lanche e outros materiais escolares, que devem ser levados todos os dias, acabam por representar um risco à saúde dos estudantes. O motivo? A carga que ombros, braços e costas precisam suportar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), o peso em excesso e o uso incorreto de mochilas podem provocar lombalgia (dor nas costas), alterações na postura e outras disfunções. O problema pode ser ainda maior em alunos que caminham todos os dias para ir à escola.

Por isso, a principal recomendação é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da criança ou adolescente. Também é importante que os pais orientem os filhos a relatar qualquer dor ou simples desconforto, que devem ser investigados por um médico ortopedista. O adulto pode, ainda, entrar em contato com a escola para avaliar alternativas que contribuam para aliviar a carga das mochilas.

 

Hora da escolha

Antes de escolher o produto correto para a criança, é preciso estar atento a alguns detalhes, além do design e do tipo de material. Para ajudar nessa tarefa, a Academia Americana de Pediatria aponta, entre outros aspectos a serem analisados, o peso das mochilas. Segundo o órgão, é importante optar por modelos mais leves.

Outra dica é conferir as tiras. A mochila deve ter duas tiras para os ombros, para distribuir o peso uniformemente pelo corpo. Além disso, elas devem ser largas e acolchoadas, para não causar dor ou dificultar a circulação sanguínea.

As mochilas que têm acolchoamento posterior também podem ser uma boa alternativa, já que ajudam a eliminar o desconforto e proteger as costas de materiais pontiagudos. Também é importante verificar se a opção escolhida tem outra tira para ser usada na região da lombar, para distribuir o peso de maneira mais uniforme. Caso seja difícil encontrar um modelo ideal, a criança pode optar por aquele equipado com rodinhas.

 

Evite lesões com atitudes simples

Ainda que esteja usando a mochila adequada, o estudante deve seguir algumas orientações no dia a dia para evitar sobrecarga nos braços, ombros e, principalmente, costas:

  • Nunca leve a mochila usando apenas uma das tiras – distribua o peso pelos dois ombros.
  • O ajuste ideal das tiras deve fazer com que a mochila se mantenha um pouco acima da linha da cintura. Por isso, é importante que ela fique próxima do corpo.
  • Leve à escola apenas o necessário. Para evitar peso excessivo, opte por um caderno menor para cada disciplina.
  • Organize os itens na mochila de maneira que os mais pesados sejam depositados no centro (mais próximos das costas). Use os compartimentos para colocar objetos mais leves.
  • Aprenda com seu médico ou treinador da escola exercícios e alongamentos para fortalecer a musculatura das costas.

Fonte: Academia Americana de Pediatria

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858