FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Saiba como agir diante de emergências

Você sabe o que fazer em caso de urgência ou emergência? Antes de qualquer coisa, mantenha a calma e ligue imediatamente para o SAMU ou o Corpo de Bombeiros pelo 192 ou 193. Os pro­fissionais irão te orientar sobre como proceder e te auxiliar na verificação dos sinais vitais da vítima, como respiração e pulso. Para que você tenha uma ideia de como proceder, convidamos o tenente Raul Souza dos Santos, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, para explicar como agir em quatro situações.

Pele protegida e saudável no verão 

Verão é sinônimo de férias, passeios com a família e muito sol e calor. O período é ideal para curtir os espaços ao ar livre, sempre que possível. No entanto, antes de sair é preciso relembrar cuidados essenciais para manter a saúde e, principalmente, proteger a pele.

Alcoolismo: é preciso ajudar quem sofre dessa doença

Em novembro, inicia-se o período de festas de fim de ano, com muitas celebrações. São momentos para confraternizar, em que são servidas comidas especiais e, também, bebidas. E isso abre oportunidade para uma advertência: até que ponto o consumo de álcool pode ser considerado “social”? Quando ele se torna um problema? Para ter mais informações sobre o tema, con­fira a entrevista com o Dr. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

 Utilize seu plano de maneira consciente

Isso contribui para o equilíbrio das contas com reflexo na redução de sua mensalidade. Com a adoção de simples hábitos, você e sua família podem contribuir, e muito, para a redução dos custos assistenciais do FUNDAFFEMG-Saúde. 

..

Autocuidado como via para uma vida mais saudável 


Na rotina agitada, muitas vezes, as pessoas mal param para pensar em si mesmas. Falta tempo para o autocuidado, ou seja, a atenção às próprias necessidades do corpo e da mente. Para despertar seus bene­ficiários para essa questão, a FUNDAFFEMG escolheu o tema‑“O meu compromisso é a minha saúde” para nortear a campanha Outubro Rosa Novembro Azul de 2019.

De 1º de outubro a 30 de novembro serão disponibilizadas consultas sem coparticipação em todas as especialidades do Centro de Promoção da Saúde – CPS. E, para abrir as ações, a psiquiatra Marina Amaral e a helper da Metodologia Pathwork Maria de Fátima Neves apresentaram uma palestra na sede, em 1º de outubro.

 

Autoconhecimento e autotransformação

A metodologia foi apresentada aos beneficiários com uma maneira de eles se voltarem para si mesmos, em busca do autocuidado. Como esclarece Maria de Fátima, a tradução literal de Pathwork é “trabalho do caminho”. “Ou seja, é um  meio para o autoconhecimento e a autotransformação, que conduz à expansão da consciência, possibilitando uma melhor qualidade das relações que mantemos: conosco, com o outro e com a vida. Contém conceitos e orientações sobre como remover obstáculos que nos separam dos outros, da nossa criatividade e da nossa energia vital, englobando as quatro diferentes áreas da realidade humana: física, emocional, mental e espiritual”, explica a helper.

 

Ainda segundo ela, a Pathwork convida a reconhecer as emoções reprimidas, a compreender as negatividades pessoais e suas consequências e a identificar os passos necessários que levam à transformação. “Como exercício diário, somos estimulados a trabalhar a auto observação, desenvolvendo consciência corporal e identi­ficando bloqueios e pontos de tensão; o emocional, reconhecendo nossos sentimentos e nos responsabilizando por eles; o mental, reformulando nossas crenças e concepções distorcidas sobre a realidade; e o espiritual, reconhecendo a existência de uma consciência maior”. O fio condutor  é a autorresponsabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Benefícios

 

 

 

 

 

 

Maria de Fátima pontua que o equilíbrio alcançado com a adoção da Pathwork resulta na melhoria de todas as áreas, incluindo a saúde. “A partir do momento que a pessoa adota uma postura autorresponsável diante da vida, estará autorresponsavelmente promovendo a sua saúde, por meio das suas escolhas no dia a dia”.

 

É justamente isso que o beneficiário Joel Rodrigues Soares relata. Conhecedor da metodologia desde 2001 – tem formação como helper –, ele se inscreveu para a palestra tão logo teve conhecimento. “Sou uma pessoa interessada em tudo que possa contribuir para o bem-estar, para a melhoria da qualidade de vida. Sempre que posso, vou atrás de cursos, palestras, leituras”. Sobre a Pathwork, ele a­firma que os benefícios são fantásticos e que foi exatamente isso que quis compartilhar com os demais participantes. “Nos tornamos mais conscientes de tudo. Nossa saúde e nossos relacionamentos melhoram consideravelmente”, a­firma.

 

 

 

 

 

 

 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858