FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Plantão FUNDAFFEMG | Recesso de carnaval 2020

Informamos que, em razão do recesso de carnaval, não haverá expediente nos dias 24, 25 e no período da manhã do dia 26/02/2020.

A FUNDAFFEMG retoma seu funcionamento normal no dia 26/02 às 13h.
Durante esse período, em casos de urgência e emergência você pode entrar em contato com a FUNDAFFEMG ligando para os telefones do nosso plantão de atendimento:  (31) 99142-6549 ou (31) 99142-1190.

Caso tenha exames ou procedimentos agendados para alguma dessas datas, realize o processo de autorização com antecedência.

Infecção por Coronavírus

O Coronavírus (Corona viridae) é conhecido desde a década de 1960. Existem 4 gêneros do vírus e, destes, Alfa e Beta são os mais importantes e responsáveis pela contaminação do ser humano. O hospedeiro mais conhecido é o morcego.

Corpo ativo em 2020

Quando o ano começa, é comum muitas pessoas prometerem a si mesmas que vão praticar mais atividades físicas. O sentimento de ter exagerado nas festas e nas férias de janeiro mostra que é hora de deixar o sedentarismo de lado.

Saiba como aproveitar o Carnaval com bem-estar

A cada ano, a impressão de quem vive em Belo Horizonte é de que o Carnaval inicia mais cedo. A festa popular tem se fortalecido ao longo dos anos na capital mineira, com o crescimento dos blocos de rua. Só em 2019, por exemplo, o evento atraiu 4,3 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura.

..

Pele protegida e saudável no verão 


Verão é sinônimo de férias, passeios com a família e muito sol e calor. O período é ideal para curtir os espaços ao ar livre, sempre que possível. No entanto, antes de sair é preciso relembrar cuidados essenciais para manter a saúde e, principalmente, proteger a pele.

Todos os dias, é essencial hidratar a pele e passar protetor solar no rosto e nas partes do corpo expostas ao sol. “É um cuidado que devemos ter em todas as épocas do ano, mas durante o verão é preciso redobrar a atenção. Colo, braço, orelhas e o dorso das mãos são áreas onde costumam aparecer problemas, como envelhecimento precoce ou câncer de pele. Por isso, é muito importante proteger esses locais”, alerta a dermatologista Dra. Alba Reis.

A orientação vale tanto para quem for viajar como quem vai seguir a rotina normal. “Até quem trabalha ou estuda em locais fechados deve se proteger, porque estamos expostos àquela que chamamos de luz visível”, comenta.

Quem for para a praia precisa passar o protetor no corpo inteiro, entre 15 e 30 minutos antes do contato direto com o sol. “Se a pessoa entrar na água ou transpirar muito, precisa reaplicar o produto. Essa dica é essencial, porque muita gente se esquece”, orienta a dermatologista. Outra recomendação é usar óculos de sol, protetor labial e chapéu ou boné. A recomendação para a estação é optar por usar tecidos mais leves, de algodão ou outra ­fibra natural.

 

 

Atenção especial às crianças

Quem planeja uma viagem com ­filhos ou netos precisa garantir a própria proteção e a das crianças. O protetor solar continua sendo o principal produto a ser usado, até mesmo em bebês – nesse caso, apenas nas crianças a partir dos seis meses de idade. “Os responsáveis também devem hidratar bastante os pequenos, oferecendo água, sucos e água de coco”, comenta a dermatologista.

Outra opção para os ­filhos são as camisas com tecidos especiais, capazes de proteger a criança da radiação solar. “Também é importante evitar os horários com maior intensidade de sol, das 10h às 16h”, explica Dra. Alba. Dessa forma, a criança ­ficará livre dos riscos comuns da estação, que costumam ser insolação, inchaço e vermelhidão no corpo, além de queimaduras.

 

Escolhendo o protetor solar ideal

• Fator mínimo deve ser 30 FPS.

• Mulheres que têm melasma devem optar por filtro solar com cor.

• Se você sempre se esquece de reaplicar: invista em um protetor solar com, pelo menos, FPS 50, assim você terá um ganho a mais na proteção.

 

Checklist antes de sair de casa

• Opte por roupas leves e de fibras naturais.

• Aplique o protetor solar no rosto e em todas as regiões expostas do corpo, 15 a 30 minutos antes de sair.

• Use óculos, chapéu ou boné e protetor labial.

 

 

 

 

 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858