FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Coronavírus

Confira algumas perguntas e respostas sobre a doença que tem causado preocupação em todo o mundo. 

Campanha da Vacinação contra a gripe 2020 | Data adiada

Em razão da pandemia, o laboratório SANOFÍ, que fornece a vacina quadrivalente da nossa campanha, informou, hoje (26 de março), que não conseguirá cumprir com a entrega das doses no tempo negociado em contrato.  Estamos negociando uma nova data e em breve comunicaremos em nossos canais de comunicação.

Salientamos que o Ministério da Saúde iniciou em 23 de março sua campanha, com a distribuição do tipo trivalente da vacina. Esta primeira fase contempla idosos e profissionais de saúde. A partir do dia 16 de abril, será a vez dos doentes crônicos e, em 9 de maio, crianças (entre 6 meses e 6 anos).  As pessoas do grupo de risco, caso queiram antecipar a sua vacinação, procurem o local mais próximo a sua residência.

 

Medidas preventivas no combate ao Coronavírus

Confira aqui a fala do Diretor de Assistência à Saúde, Sr. Antônio Caetano e acesse o EU SAÚDE FUNDAFFEMG:

 

Orientações de cuidado sobre o Coronavírus

Clique no banner e confira nota oficial da Fundaffemg sobre o avanço do Coronavírus:

 

..

Volta às aulas


O ano começa cheio de atividades para quem tem filhos, sobrinhos ou netos em fase escolar. Por um lado, temos os passeios, as brincadeiras em casa, as visitas aos parentes e as festas com os amigos, que tornam as agendas repletas de compromissos. Por outro, não devemos nos esquecer de que, em fevereiro, as crianças e os adolescentes já retomam suas rotinas e horários.

O início de um novo ano estudantil pode trazer, além de novas experiências e descobertas, sentimentos como euforia, ansiedade e insegurança. Por isso, é muito importante que os adultos se organizem para preparar os estudantes para o período que se inicia.

 

A psicóloga e diretora da Trilha da Criança Centro Educacional, Ana Paula de Rezende Bartolomeo, explica que adotar uma rotina de horários na semana anterior ao início das aulas é positivo, principalmente para as crianças que estudam pela manhã se acostumarem a dormir e acordar mais cedo. “A família deve sempre incentivar as crianças a pensarem na escola de forma positiva, como um local de novos aprendizados e convivência com os amigos”, a­firma.

 

Para as crianças que vão pela primeira vez para a escola, é importante que os pais e responsáveis dialoguem sobre o momento que está por vir. A pediatra e nutróloga Dra. Adriana Reis reforça que, assim, o estudante terá mais segurança para iniciar sua vida nesse novo ambiente. “O pai e a mãe devem contribuir para que a criança ganhe confiança”, orienta.

 

Preocupar-se com a saúde também é fundamental. “Os pais precisam contribuir para que os estudantes mantenham uma rotina saudável de alimentação, hidratação e sono no dia a dia. Muitos pais perguntam se há algum medicamento ou suplemento capaz de prevenir doenças comuns no ambiente escolar, mas não existe mágica”, completa Dra. Adriana.

 

Checklist para a volta às aulas

  • Antes do início das aulas, reorganize os horários de dormir e acordar, conforme a rotina do período escolar.
  • Crie um padrão de horários tanto para a alimentação como para o descanso das crianças, seguindo os praticados na escola.
  • Para as crianças maiores e os adolescentes, crie um quadro guia com os horários das aulas para facilitar a adaptação.
  • Certi­fique-se de que a vacinação do seu ­filho está em dia.
  • Não compre vitaminas ou suplementos alimentares por conta própria.
  • Priorize a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a boa hidratação e o bom sono de seu filho como armas para prevenir doenças.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858