FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Coronavírus

Confira algumas perguntas e respostas sobre a doença que tem causado preocupação em todo o mundo. 

Campanha da Vacinação contra a gripe 2020 | Data adiada

Em razão da pandemia, o laboratório SANOFÍ, que fornece a vacina quadrivalente da nossa campanha, informou, hoje (26 de março), que não conseguirá cumprir com a entrega das doses no tempo negociado em contrato.  Estamos negociando uma nova data e em breve comunicaremos em nossos canais de comunicação.

Salientamos que o Ministério da Saúde iniciou em 23 de março sua campanha, com a distribuição do tipo trivalente da vacina. Esta primeira fase contempla idosos e profissionais de saúde. A partir do dia 16 de abril, será a vez dos doentes crônicos e, em 9 de maio, crianças (entre 6 meses e 6 anos).  As pessoas do grupo de risco, caso queiram antecipar a sua vacinação, procurem o local mais próximo a sua residência.

 

Medidas preventivas no combate ao Coronavírus

Confira aqui a fala do Diretor de Assistência à Saúde, Sr. Antônio Caetano e acesse o EU SAÚDE FUNDAFFEMG:

 

Orientações de cuidado sobre o Coronavírus

Clique no banner e confira nota oficial da Fundaffemg sobre o avanço do Coronavírus:

 

..

Saiba como aproveitar o Carnaval com bem-estar


A cada ano, a impressão de quem vive em Belo Horizonte é de que o Carnaval inicia mais cedo. A festa popular tem se fortalecido ao longo dos anos na capital mineira, com o crescimento dos blocos de rua. Só em 2019, por exemplo, o evento atraiu 4,3 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura.

Essa nova rotina faz com que aumentem o número de eventos ligados à festa popular: ensaios, cortejos de grupos tradicionais, desfiles de blocos infantis ou festas privadas. A alegria aumenta e, com ela, crescem os riscos à saúde de quem decide prestigiar a festa.

 

Fique atento a estes riscos

As principais ameaças à saúde nesse período se relacionam aos excessos. O abuso do álcool, por exemplo, pode causar coma alcoólico, aumentar o risco de desentendimentos, provocar acidentes de trânsito ou agravar doenças crônicas, como o diabetes. Já a má hidratação, associada ao calor, é porta de entrada para a desidratação.

 

Além disso, a grande aglomeração de pessoas pode desencadear infecções como gripe, mononucleose, herpes labial e amigdalite. Há, ainda, o risco de intoxicação alimentar por conta de comidas de procedência desconhecida e doenças sexualmente transmissíveis, consequência de descuido durante a relação sexual, que é maior nessa época.

 

“Por isso, prevenir essas enfermidades passa pela moderação no uso de álcool, observar a procedência dos alimentos e fazer uso de preservativo nas relações sexuais. O folião também deve evitar ficar próximo a brigas e a locais fechados, sem circulação de ar”, orienta dr. Ricardo Pereira Mendes, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Madre Teresa.

 

E se eu ficar doente durante o Carnaval? 

Também é muito comum durante a festa o aumento da circulação de pessoas nos prontos-socorros, que acabam sendo o destino de foliões que exageram ou se tornam vítimas de violência. É necessária atenção, pois, nem sempre o pronto atendimento é o local mais adequado.

 

“O folião deve sempre seguir o bom senso. Se ele estiver na folia e se sentir mal subitamente, deve procurar um serviço de emergência. No entanto, se ele já apresentava alguns sintomas mais agudos antes da festa – como uma gripe ou um resfriado –, pode agendar uma consulta para fazer o tratamento sem pressa e sem colocar sua saúde em risco”, recomenda dr. Ricardo.

 

 

Dicas para quem vai viajar

Se o clima do Carnaval não lhe agrada, dá para aproveitar os dias de folga fazendo uma viagem. Caso prefira essa opção, fique atento às seguintes orientações:

  • Planeje sua viagem com antecedência, incluindo paradas para descanso.
  • Caso viaje com crianças, instale adequadamente a cadeirinha de segurança.
  • Se for dirigir, não beba.
  • Certifique-se de que tanto o motorista quanto os passageiros estão usando o cinto de segurança. 

 

Checklist para o Carnaval

Se o destino for praia, cachoeira ou blocos de Carnaval, siga as dicas para manter sua saúde:

  • Hidrate-se bem.
  • Prefira alimentos leves e de procedência segura.
  • Use protetor solar.
  • Não se esqueça da camisinha!
  • Nos casos de cachoeira, fique atento à tempestades e “cabeça-d’água”.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858