FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Coronavírus

Confira algumas perguntas e respostas sobre a doença que tem causado preocupação em todo o mundo. 

Campanha da Vacinação contra a gripe 2020 | Data adiada

Em razão da pandemia, o laboratório SANOFÍ, que fornece a vacina quadrivalente da nossa campanha, informou, hoje (26 de março), que não conseguirá cumprir com a entrega das doses no tempo negociado em contrato.  Estamos negociando uma nova data e em breve comunicaremos em nossos canais de comunicação.

Salientamos que o Ministério da Saúde iniciou em 23 de março sua campanha, com a distribuição do tipo trivalente da vacina. Esta primeira fase contempla idosos e profissionais de saúde. A partir do dia 16 de abril, será a vez dos doentes crônicos e, em 9 de maio, crianças (entre 6 meses e 6 anos).  As pessoas do grupo de risco, caso queiram antecipar a sua vacinação, procurem o local mais próximo a sua residência.

 

Medidas preventivas no combate ao Coronavírus

Confira aqui a fala do Diretor de Assistência à Saúde, Sr. Antônio Caetano e acesse o EU SAÚDE FUNDAFFEMG:

 

Orientações de cuidado sobre o Coronavírus

Clique no banner e confira nota oficial da Fundaffemg sobre o avanço do Coronavírus:

 

..

Corpo ativo em 2020


Quando o ano começa, é comum muitas pessoas prometerem a si mesmas que vão praticar mais atividades físicas. O sentimento de ter exagerado nas festas e nas férias de janeiro mostra que é hora de deixar o sedentarismo de lado.

Essa vontade, muitas vezes, acaba ficando no campo das intenções. Segundo pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2016, 62,1% dos brasileiros a partir dos 15 anos não praticaram qualquer exercício físico ou esporte no ano anterior. O sedentarismo é mais forte entre as mulheres: duas em cada três dessa faixa etária, nesse mesmo período, não se exercitaram.

Quando a atividade não faz parte da rotina diária, aumentam as chances de problemas de saúde aparecerem. “Há evidências de que um estilo de vida sedentário pode ser um preditor de mortalidade ainda mais forte do que fatores de risco estabelecidos, como tabagismo, hipertensão e diabetes”, alerta Dra. Débora Pereira Thomaz, clínica geral do Centro de Promoção da Saúde – CPS da FUNDAFFEMG.

 

Por que se exercitar faz bem?

A professora aposentada Lélia de Nazareth Dias Alvarenga Baptista faz diferente. Diagnosticada com osteoporose há alguns anos, ela passou a frequentar o programa Condicionamento Físico oferecido pela FUNDAFFEMG e garante que os exercícios contribuíram muito para uma melhora em diversos aspectos de sua vida. “Comecei a fazer com meu marido, Wilton, e não paramos mais. Antes, não tinha firmeza nas pernas, sentia dores, não conseguia fazer atividades mais vigorosas, como correr.

Hoje, tenho muito mais força e disposição”, comemora. A prática regular de atividades físicas reduz a osteoporose, contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade e reduz o risco de depressão, além de melhorar a qualidade do sono e prevenir doenças crônicas. “O exercício físico também tem sido associado à melhoria da função cognitiva em adultos jovens e idosos. Todos esses benefícios são percebidos progressivamente”, comenta Dra. Débora.

A procuradora do Estado Gleide Lara Meireles Santana também colhe os resultados da prática regular de atividade física, ao participar do programa de dança. “Além de fazer bem para o corpo, a convivência que temos toda semana é muito boa. Nosso grupo é unido e animado.”

 

Você sabia?

A Dra. Débora Pereira Thomaz orienta os beneficiários a realizar pelo menos 50 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa 3 vezes por semana, além de exercícios de fortalecimento muscular dois dias por semana.

 

Os programas da FUNDAFFEMG

  • Condicionamento Físico: destinado a beneficiários a partir dos 60 anos, promove exercícios em grupo duas vezes por semana, voltados para o aumento da consciência corporal, agilidade e força muscular.
  • Ativação: tem a mesma proposta que o anterior, mas é destinado aos beneficiários com idades entre 20 e 59 anos, inscritos e participantes dos grupos Diabéticos, Bons Ares e GABOM.
  • Saúde em Passos: destinado a usuários com 45 anos ou mais, o programa estimula a prática de atividade física ao mesmo tempo em que promove a socialização e contribui para elevar a autoestima.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858