FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Coronavírus

Confira algumas perguntas e respostas sobre a doença que tem causado preocupação em todo o mundo. 

Campanha da Vacinação contra a gripe 2020 | Data adiada

Em razão da pandemia, o laboratório SANOFÍ, que fornece a vacina quadrivalente da nossa campanha, informou, hoje (26 de março), que não conseguirá cumprir com a entrega das doses no tempo negociado em contrato.  Estamos negociando uma nova data e em breve comunicaremos em nossos canais de comunicação.

Salientamos que o Ministério da Saúde iniciou em 23 de março sua campanha, com a distribuição do tipo trivalente da vacina. Esta primeira fase contempla idosos e profissionais de saúde. A partir do dia 16 de abril, será a vez dos doentes crônicos e, em 9 de maio, crianças (entre 6 meses e 6 anos).  As pessoas do grupo de risco, caso queiram antecipar a sua vacinação, procurem o local mais próximo a sua residência.

 

Medidas preventivas no combate ao Coronavírus

Confira aqui a fala do Diretor de Assistência à Saúde, Sr. Antônio Caetano e acesse o EU SAÚDE FUNDAFFEMG:

 

Orientações de cuidado sobre o Coronavírus

Clique no banner e confira nota oficial da Fundaffemg sobre o avanço do Coronavírus:

 

..

NOTÍCIAS CORONAVÍRUS: Infecção por Coronavírus


O Coronavírus (Corona viridae) é conhecido desde a década de 1960. Existem 4 gêneros do vírus e, destes, Alfa e Beta são os mais importantes e responsáveis pela contaminação do ser humano. O hospedeiro mais conhecido é o morcego.

A contaminação se dá por meio do contato da secreção respiratória produzida por espirro, tosse ou saliva com a mucosa, assim como em todas as infecções viróticas. O vírus já foi isolado também em fezes e urina, porém, não se conhece o potencial de contaminação.

 

A transmissibilidade ainda é desconhecida. Acredita-se que o período de incubação gire em torno de 15 dias. Os sintomas podem ser leves ou mais intensos e englobam: quadro gripal, coriza e tosse, podendo progredir para insuficiência respiratória. Todos os sintomas são associados à febre alta.

 

A quarentena é o período em que as pessoas supostamente contaminadas devem permanecer sem contato com outras pessoas. O governo brasileiro decretou emergência devido ao risco de contaminação. O manejo clínico da doença está sendo elaborado à medida em que a enfermidade se torna mais conhecida. Saiba mais:

 

·         O diagnóstico está sendo feito com base na história clínica do paciente e em exames radiológicos e laboratoriais.

 

·         É feita a coleta de amostra duplicada – por Swab de orofaringe –, que é enviada para a Fiocruz, único laboratório que possui o kit para realização do exame. 

 

 

·         O tratamento inclui o uso de sintomáticos e suporte ventilatório.

 

 

Em Belo Horizonte, o Hospital Eduardo de Menezes é considerado referência no atendimento a pacientes com suspeita de infecção. O governo do Estado elaborou uma cartilha para que a população possa se inteirar do assunto.

 

 

 

Confira abaixo algumas dicas de como se prevenir:

 

 

a)    Evite contato próximo com pessoas infectadas. Se houver alguém com síndrome gripal em casa, por via das dúvidas, separe talheres e objetos de uso pessoal. Lave-os separadamente e passe álcool 70% após enxugar.

b)    Lave frequentemente as mãos com água e sabão após contato com objetos não pessoais (ônibus, corrimão de escada, botão de elevador etc.).

c)     Evite aglomerações e ambientes fechados, principalmente com ar condicionado. Procure ambientes ventilados.

d)    Evite restaurantes e estabelecimentos self-service.

e)    Mantenha a integridade imunitária com hidratação constante.

f)     Não realize esforços excessivos e nem abuse de bebidas alcoólicas.

g)    Procure imediatamente um serviço de saúde caso apresente quadro gripal (fraqueza excessiva ou dificuldade respiratória ao subir rampa ou escada).

 

 

Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/coronavirus; Estúdio AMMG – Coronavírus: Entenda a Doença – Vídeo conferência com a participação dos médicos: Dr. Carlos Starling, Dra. Virgínia Andrade e Sra. Isabela (do estado de MG); Dr. Celso Homero – Clínica de Acupuntura Neurofuncional

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858