FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

..

 Exercitar-se é ser responsável consigo mesmo

 


 A atividade física faz parte do compêndio do bem-estar e da vida saudável do homem. Se existe um fato consumado entre médicos e preparadores físicos, é que fomos feitos para andar e gastar as energias de forma proveitosa. Na verdade, o corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de exercícios físicos.

 

 Está nítido para todos que a prática de atividades físicas regular reduz as chances de contrair hipertensão e Diabetes, além de evitar alterações no colesterol e triglicerídeos que acarretam em várias doenças, e podem causar prejuízos às funções cognitivas. Mas ainda assim, as campanhas não surtem efeito e o sedentarismo é visto como o grande mal da atualidade. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acende sinal de alerta para países membros quanto à necessidade emergencial de orientar na mudança de estilo de vida da população. Um corpo sedentário não funciona da maneira ideal, os órgãos ficam muito sobrecarregados e, como conseqüência, torna-se conformada a precipitação do envelhecimento.

É um assunto preocupante que envolve não só um país ou outro, mas assume proporções internacionais. Um em cada três adultos não pratica atividades físicas como deveria, fator que é considerado o quarto principal motivo de mortes no mundo. São aproximadamente 3,2 milhões de óbitos anuais devido à falta de mobilidade física. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG vem tentando estimular seus beneficiários a introduzir na rotina, das mais diversas maneiras, exercícios para sair da inércia.

Ao longo desta semana, foram publicadas em nossa página do Facebook variadas recomendações de atividades que podem melhorar a capacidade física e mental de quem aderiu às “Razões para abandonar o sedentarismo”. Alertamos que a gordura em excesso no sangue está ligada a doenças cardiovasculares. E uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios pode praticamente exterminar as possibilidades de contraí-las, tal como reduz as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lembramos também que, ao praticar atividades aeróbicas, ocorre a liberação de endorfina pelo cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar; e os glóbulos brancos (leucócitos) aumentam e fortalecem o sistema imunológico. Destacamos que a musculação atua na prevenção à osteoporose, evita quedas e age na correção postural.

Ás vezes o cansaço mental do cotidiano pode ser solucionado com uma rotina prazerosa de atividades físicas. Procure praticar aquela que mais entretém você e saia do sedentarismo enquanto é tempo. Seu corpo responderá positivamente.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858