FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Gripe 2019: Vacine-se antes do inverno

O outono já começou e, no período, cresce a incidência de gripes ocasionadas pelo vírus influenza. Como ele sofre mutações, a vacina contra a doença precisa ser atualizada  anualmente, a fim de combater, de forma efetiva, todas as variedades sazonais do microrganismo.

Mamografia: exame que salva vidas

A mulher conta com um aliado na luta contra o câncer de mama. Trata-se do exame, que, dada a sua importância, possui até um dia dedicado a ele: o Dia Nacional da Mamografia, lembrado em 5 de fevereiro. A data foi instituída em 2008 no Brasil para sensibilizar a população sobre o tema. E o alerta é necessário: a cobertura mamográ­fica no país está longe de alcançar os patamares indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A recomendação é que ao menos 70% das mulheres entre 50 e 69 anos realizem periodicamente o exame. Mas, em 2017, apenas 24,1% da população feminina nessa faixa etária fez a mamogra­fia – o pior índice nos últimos cinco anos.

A luta das mulheres está só começando

 

Ser mulher ainda é um desa­fio no Brasil e no mundo. É por isso que a data dedicada a elas, o Dia da Mulher (8 de março), tem se tornado um momento para comemorar avanços, mas também para colocar em pauta os desafios relacionados ao gênero.

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

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 Exercitar-se é ser responsável consigo mesmo

 


 A atividade física faz parte do compêndio do bem-estar e da vida saudável do homem. Se existe um fato consumado entre médicos e preparadores físicos, é que fomos feitos para andar e gastar as energias de forma proveitosa. Na verdade, o corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de exercícios físicos.

 

 Está nítido para todos que a prática de atividades físicas regular reduz as chances de contrair hipertensão e Diabetes, além de evitar alterações no colesterol e triglicerídeos que acarretam em várias doenças, e podem causar prejuízos às funções cognitivas. Mas ainda assim, as campanhas não surtem efeito e o sedentarismo é visto como o grande mal da atualidade. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acende sinal de alerta para países membros quanto à necessidade emergencial de orientar na mudança de estilo de vida da população. Um corpo sedentário não funciona da maneira ideal, os órgãos ficam muito sobrecarregados e, como conseqüência, torna-se conformada a precipitação do envelhecimento.

É um assunto preocupante que envolve não só um país ou outro, mas assume proporções internacionais. Um em cada três adultos não pratica atividades físicas como deveria, fator que é considerado o quarto principal motivo de mortes no mundo. São aproximadamente 3,2 milhões de óbitos anuais devido à falta de mobilidade física. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG vem tentando estimular seus beneficiários a introduzir na rotina, das mais diversas maneiras, exercícios para sair da inércia.

Ao longo desta semana, foram publicadas em nossa página do Facebook variadas recomendações de atividades que podem melhorar a capacidade física e mental de quem aderiu às “Razões para abandonar o sedentarismo”. Alertamos que a gordura em excesso no sangue está ligada a doenças cardiovasculares. E uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios pode praticamente exterminar as possibilidades de contraí-las, tal como reduz as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lembramos também que, ao praticar atividades aeróbicas, ocorre a liberação de endorfina pelo cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar; e os glóbulos brancos (leucócitos) aumentam e fortalecem o sistema imunológico. Destacamos que a musculação atua na prevenção à osteoporose, evita quedas e age na correção postural.

Ás vezes o cansaço mental do cotidiano pode ser solucionado com uma rotina prazerosa de atividades físicas. Procure praticar aquela que mais entretém você e saia do sedentarismo enquanto é tempo. Seu corpo responderá positivamente.

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