FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Pés no chão e olhos no futuro

Enquanto o mercado de saúde suplementar se apresenta caótico – situação exemplificada pelo fechamento de vários planos que não atendem atualmente aos requisitos mínimos exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) –, a FUNDAFFEMG tem conseguido manter sob controle sua situação financeira e patrimonial. Isso se deve ao fato de a instituição oferecer um plano de saúde diferente dos disponíveis no mercado.

Saiba como agir diante de emergências

Você sabe o que fazer em caso de urgência ou emergência? Antes de qualquer coisa, mantenha a calma e ligue imediatamente para o SAMU ou o Corpo de Bombeiros pelo 192 ou 193. Os pro­fissionais irão te orientar sobre como proceder e te auxiliar na verificação dos sinais vitais da vítima, como respiração e pulso. Para que você tenha uma ideia de como proceder, convidamos o tenente Raul Souza dos Santos, do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, para explicar como agir em quatro situações.

Pele protegida e saudável no verão 

Verão é sinônimo de férias, passeios com a família e muito sol e calor. O período é ideal para curtir os espaços ao ar livre, sempre que possível. No entanto, antes de sair é preciso relembrar cuidados essenciais para manter a saúde e, principalmente, proteger a pele.

Alcoolismo: é preciso ajudar quem sofre dessa doença

Em novembro, inicia-se o período de festas de fim de ano, com muitas celebrações. São momentos para confraternizar, em que são servidas comidas especiais e, também, bebidas. E isso abre oportunidade para uma advertência: até que ponto o consumo de álcool pode ser considerado “social”? Quando ele se torna um problema? Para ter mais informações sobre o tema, con­fira a entrevista com o Dr. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

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 Exercitar-se é ser responsável consigo mesmo

 


 A atividade física faz parte do compêndio do bem-estar e da vida saudável do homem. Se existe um fato consumado entre médicos e preparadores físicos, é que fomos feitos para andar e gastar as energias de forma proveitosa. Na verdade, o corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de exercícios físicos.

 

 Está nítido para todos que a prática de atividades físicas regular reduz as chances de contrair hipertensão e Diabetes, além de evitar alterações no colesterol e triglicerídeos que acarretam em várias doenças, e podem causar prejuízos às funções cognitivas. Mas ainda assim, as campanhas não surtem efeito e o sedentarismo é visto como o grande mal da atualidade. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acende sinal de alerta para países membros quanto à necessidade emergencial de orientar na mudança de estilo de vida da população. Um corpo sedentário não funciona da maneira ideal, os órgãos ficam muito sobrecarregados e, como conseqüência, torna-se conformada a precipitação do envelhecimento.

É um assunto preocupante que envolve não só um país ou outro, mas assume proporções internacionais. Um em cada três adultos não pratica atividades físicas como deveria, fator que é considerado o quarto principal motivo de mortes no mundo. São aproximadamente 3,2 milhões de óbitos anuais devido à falta de mobilidade física. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG vem tentando estimular seus beneficiários a introduzir na rotina, das mais diversas maneiras, exercícios para sair da inércia.

Ao longo desta semana, foram publicadas em nossa página do Facebook variadas recomendações de atividades que podem melhorar a capacidade física e mental de quem aderiu às “Razões para abandonar o sedentarismo”. Alertamos que a gordura em excesso no sangue está ligada a doenças cardiovasculares. E uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios pode praticamente exterminar as possibilidades de contraí-las, tal como reduz as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lembramos também que, ao praticar atividades aeróbicas, ocorre a liberação de endorfina pelo cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar; e os glóbulos brancos (leucócitos) aumentam e fortalecem o sistema imunológico. Destacamos que a musculação atua na prevenção à osteoporose, evita quedas e age na correção postural.

Ás vezes o cansaço mental do cotidiano pode ser solucionado com uma rotina prazerosa de atividades físicas. Procure praticar aquela que mais entretém você e saia do sedentarismo enquanto é tempo. Seu corpo responderá positivamente.

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