FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

 Exercitar-se é ser responsável consigo mesmo

 


 A atividade física faz parte do compêndio do bem-estar e da vida saudável do homem. Se existe um fato consumado entre médicos e preparadores físicos, é que fomos feitos para andar e gastar as energias de forma proveitosa. Na verdade, o corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de exercícios físicos.

 

 Está nítido para todos que a prática de atividades físicas regular reduz as chances de contrair hipertensão e Diabetes, além de evitar alterações no colesterol e triglicerídeos que acarretam em várias doenças, e podem causar prejuízos às funções cognitivas. Mas ainda assim, as campanhas não surtem efeito e o sedentarismo é visto como o grande mal da atualidade. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acende sinal de alerta para países membros quanto à necessidade emergencial de orientar na mudança de estilo de vida da população. Um corpo sedentário não funciona da maneira ideal, os órgãos ficam muito sobrecarregados e, como conseqüência, torna-se conformada a precipitação do envelhecimento.

É um assunto preocupante que envolve não só um país ou outro, mas assume proporções internacionais. Um em cada três adultos não pratica atividades físicas como deveria, fator que é considerado o quarto principal motivo de mortes no mundo. São aproximadamente 3,2 milhões de óbitos anuais devido à falta de mobilidade física. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG vem tentando estimular seus beneficiários a introduzir na rotina, das mais diversas maneiras, exercícios para sair da inércia.

Ao longo desta semana, foram publicadas em nossa página do Facebook variadas recomendações de atividades que podem melhorar a capacidade física e mental de quem aderiu às “Razões para abandonar o sedentarismo”. Alertamos que a gordura em excesso no sangue está ligada a doenças cardiovasculares. E uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios pode praticamente exterminar as possibilidades de contraí-las, tal como reduz as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lembramos também que, ao praticar atividades aeróbicas, ocorre a liberação de endorfina pelo cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar; e os glóbulos brancos (leucócitos) aumentam e fortalecem o sistema imunológico. Destacamos que a musculação atua na prevenção à osteoporose, evita quedas e age na correção postural.

Ás vezes o cansaço mental do cotidiano pode ser solucionado com uma rotina prazerosa de atividades físicas. Procure praticar aquela que mais entretém você e saia do sedentarismo enquanto é tempo. Seu corpo responderá positivamente.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858