FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas a partir do ato sexual sem camisinha. As mais comuns são Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas podem afetar, igualmente, homens e mulheres com vida sexual ativa, e o risco aumenta com a troca frequente de parceiros. As DSTs podem ser provocadas por vírus, bactérias ou fungos, por isso, os tratamentos são diversificados.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, gerando desconforto, dor e obstrução da urina. Em geral, o problema é originado por uma bactéria, mas também pode ser relacionado a um vírus, fungo ou outros agentes.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é um movimento de prevenção ao câncer de próstata e preservação da saúde do homem. A ação começou a ser realizada, no Brasil, em 2012, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o objetivo principal de quebrar a resistência dos homens em relação às consultas médicas, e, assim, estimular a realização dos exames preventivos, essenciais para diagnosticar doenças em fase inicial.

 

Candidíase

 O crescimento excessivo do fungo Candida (também chamado Monília), no organismo, provoca uma infecção denominada Candidíase ou Monolíase Vaginal. Tal irritação pode ser ocasionada pelo enfraquecimento do sistema imunológico ou pelo uso de alguns antibióticos.

..

 Exercitar-se é ser responsável consigo mesmo

 


 A atividade física faz parte do compêndio do bem-estar e da vida saudável do homem. Se existe um fato consumado entre médicos e preparadores físicos, é que fomos feitos para andar e gastar as energias de forma proveitosa. Na verdade, o corpo humano foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de exercícios físicos.

 

 Está nítido para todos que a prática de atividades físicas regular reduz as chances de contrair hipertensão e Diabetes, além de evitar alterações no colesterol e triglicerídeos que acarretam em várias doenças, e podem causar prejuízos às funções cognitivas. Mas ainda assim, as campanhas não surtem efeito e o sedentarismo é visto como o grande mal da atualidade. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acende sinal de alerta para países membros quanto à necessidade emergencial de orientar na mudança de estilo de vida da população. Um corpo sedentário não funciona da maneira ideal, os órgãos ficam muito sobrecarregados e, como conseqüência, torna-se conformada a precipitação do envelhecimento.

É um assunto preocupante que envolve não só um país ou outro, mas assume proporções internacionais. Um em cada três adultos não pratica atividades físicas como deveria, fator que é considerado o quarto principal motivo de mortes no mundo. São aproximadamente 3,2 milhões de óbitos anuais devido à falta de mobilidade física. Pensando nisso, a FUNDAFFEMG vem tentando estimular seus beneficiários a introduzir na rotina, das mais diversas maneiras, exercícios para sair da inércia.

Ao longo desta semana, foram publicadas em nossa página do Facebook variadas recomendações de atividades que podem melhorar a capacidade física e mental de quem aderiu às “Razões para abandonar o sedentarismo”. Alertamos que a gordura em excesso no sangue está ligada a doenças cardiovasculares. E uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios pode praticamente exterminar as possibilidades de contraí-las, tal como reduz as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lembramos também que, ao praticar atividades aeróbicas, ocorre a liberação de endorfina pelo cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar; e os glóbulos brancos (leucócitos) aumentam e fortalecem o sistema imunológico. Destacamos que a musculação atua na prevenção à osteoporose, evita quedas e age na correção postural.

Ás vezes o cansaço mental do cotidiano pode ser solucionado com uma rotina prazerosa de atividades físicas. Procure praticar aquela que mais entretém você e saia do sedentarismo enquanto é tempo. Seu corpo responderá positivamente.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890