FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Coronavírus

Confira algumas perguntas e respostas sobre a doença que tem causado preocupação em todo o mundo. 

Campanha da Vacinação contra a gripe 2020 | Data adiada

Em razão da pandemia, o laboratório SANOFÍ, que fornece a vacina quadrivalente da nossa campanha, informou, hoje (26 de março), que não conseguirá cumprir com a entrega das doses no tempo negociado em contrato.  Estamos negociando uma nova data e em breve comunicaremos em nossos canais de comunicação.

Salientamos que o Ministério da Saúde iniciou em 23 de março sua campanha, com a distribuição do tipo trivalente da vacina. Esta primeira fase contempla idosos e profissionais de saúde. A partir do dia 16 de abril, será a vez dos doentes crônicos e, em 9 de maio, crianças (entre 6 meses e 6 anos).  As pessoas do grupo de risco, caso queiram antecipar a sua vacinação, procurem o local mais próximo a sua residência.

 

Medidas preventivas no combate ao Coronavírus

Confira aqui a fala do Diretor de Assistência à Saúde, Sr. Antônio Caetano e acesse o EU SAÚDE FUNDAFFEMG:

 

Orientações de cuidado sobre o Coronavírus

Clique no banner e confira nota oficial da Fundaffemg sobre o avanço do Coronavírus:

 

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Saúde da Coluna


Cuide da saúde de sua Coluna: o eixo central do corpo.

A coluna vertebral é o eixo central do corpo. Ela é exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

Principais problemas da coluna vertebral:
 
•  Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente;
•  Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;
•  Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;
•  Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sanguíneos ou nervos.
•  Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo.
 
Como proteger sua coluna:
 
•  a melhor maneira de se deitar de lado é com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
•  quando deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
•  evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
•  ao levantar-se, vire-se de lado, apoie-se nos braços, levando as pernas para fora da cama;
•  ao elevar um objeto pesado do chão, abaixar-se com as pernas flexionadas;
•  use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o peso e a altura de cada pessoa;
•  o travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
•  ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;
•  ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, manter as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.
•  ao realizar alguma atividade em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto;
•  procure posicionar ao seu alcance os objetos que esteja manuseando;
•  ao dirigir horas seguidas, é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto;
•  não carregar mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
•  ao caminhar, manter as costas retas, abdome contraído, olhar para frente. O sapato deve ter salto de base larga e leve e no máximo 4 cm de altura;
•  nas atividades domésticas, evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado;
•  ao trabalhar agachado, flexione os joelhos e mantenha as costas retas.
 
Fonte: Portal Ministério da Saúde

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