FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença reumatológica, que provoca dores generalizadas pelo corpo, principalmente nas articulações e nos tendões. O paciente apresenta fadiga, intolerância ao exercício físico e sono não repousante – sensação de continuar cansado, mesmo depois de dormir. Na maioria dos casos, a doença afeta o público feminino. As mulheres entre 30 e 55 anos são as mais atingidas. No entanto, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem desenvolver a síndrome.

Febre Amarela

Minas Gerais está em alerta para os casos de Febre Amarela Silvestre. Se você mora ou vai viajar para regiões de risco, vacine-se!

Mamografia: uma chance para realizar o exame!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta a população mundial e brasileira. O percentual só não é maior do que o de pele não melanoma. A última estimativa divulgada pelo instituto era de que 57.960 novos casos fossem diagnosticados no Brasil em 2016/2017. Por essas e outras razões, o câncer de mama tem sido tratado como prioridade da agenda de saúde do país.

Como a poluição do ar impacta a sua saúde

Dados preliminares de um estudo, obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, revelam que respirar o ar da capital paulista por duas horas, no trânsito, equivale a fumar um cigarro. A pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de São Paulo (USP), é inédita e pretende comparar os impactos da poluição aos danos causados pelo tabagismo. A conclusão, até agora, é de que o pulmão de um morador da cidade, em 30 anos, estaria igual ao de um fumante leve – aquele que consome menos de dez cigarros por dia.

A FUNDAFFEMG preza por um atendimento personalizado aos seus usuários e por uma relação de proximidade com os colaboradores do Plano. Além disso, oferece uma ampla rede de prestadores de serviços referenciada e atendimento de urgência e emergência fora de Minas Gerais, via convênio de Reciprocidade.

Na FUNDAFFEMG você possui serviços especiais, além da garantia de cobertura de todo o Rol de procedimentos exigidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Possuímos consultórios na sede, com acompanhamento personalizado nas especialidades de cardiologia, clinica geral, geriatria, ginecologia, nutrição e pediatria.

Veja mais alguns dos nossos diferenciais:

  • Internação em hospitais acreditados pela ONA e acomodação em apartamento.

  • Campanhas anuais de vacinação contra Gripe, Pneumonia, Hepatite B e HPV.

  • Remoção de pacientes via terrestre e aérea.

  • Fornecimento de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas*.

  • Programa de Atendimento Domiciliar acompanhado por equipe multidisciplinar, com fornecimento de equipamentos hospitalares padronizados e oxigenoterapia domiciliar*.

    * Consulte as Resoluções do Conselho Curador

  • Programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças que acompanham o usuário da FUNDAFFEMG em todas as etapas de sua vida.

Toggle texto

O Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE-FUNDAFFEMG dá um importante passo em atenção à Saúde da Mulher, com o lançamento do "Curso do Casal Grávido".
O curso reúne informações relativas à saúde da gestante e do beb; vacinas; os cuidados indispensáveis com o corpo e a alimentação; dúvidas sobre amamentação; cuidados e rotina dos bebês; tipos de parto e anestesia; a importância do pai no acompanhamento de todas as fases da gravidez inclusive no pós parto; o recém nascido em casa e outras abordagens úteis aos casais que vivenciam essa fase.
Ministrado por profissionais especializados e qualificados, o curso é gratuito para os associados do Plano e tem por objetivo trazer, além de informações, o intercâmbio de experiências e conhecimentos como a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestacional.
Informações e inscrições através do telefone: (031) 2103-5858


Até o 5° dia de vida do bebê, a enfermeira da FUNDAFFEMG faz uma visita à mamãe com o objetivo de prestar orientações sobre o aleitamento materno, cuidados com o umbigo e a mama, banho, vacinas, alimentação, higienização e limpeza do ambiente, dentre outras. É fornecida uma cartilha de orientações e uma bolsa especial, tematizada com o mascote do Plano.

Tendo como foco as crianças de 2 a 14 anos, este evento anual tem o objetivo de educar os "pequenos usuários", de forma lúdica e criativa, para os cuidados básicos com a saúde.


Orientado por profissionais de psicologia e hebiatria, este grupo tem como objetivo trabalhar os jovens de 11 a 16 anos, ao discutir temas como sexualidade, drogas, projetos de vida e as mudanças que ocorrem nesta fase, auxiliando na socialização e na expressão corporal, afetiva e mental.

Palestras com temas diversos voltados para a saúde e qualidade de vida, realizadas em comemoração a datas especiais, como dia internacional da mulher, dia das mães e dia dos pais.


Palestras informativas, realizadas no período da tarde, a cada dois meses, abordando temas direcionados à qualidade de vida, selecionados pelos próprios usuários.


Encontros temáticos com o objetivo de exercitar hábitos saudáveis, por meio dos temas "alimentação" e "memória". Coordenadas por profissionais de saúde, as oficinas acontecem em 4 encontros semanais e tem no máximo 25 participantes por turma


Voltado para pessoas acima de 25 anos, tem como objetivo aumentar a conscientização corporal, a agilidade e a força muscular, além de promover a socialização entre os participantes. Os exercícios são ministrados por fisioterapeutas, e realizados com o auxílio de caneleiras, alteres, step, bola pilates, colchonete, bastão, dentre outros.

Com sua estrutura baseada nas orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este grupo fornece ao participante os incentivos necessários para que ele possa abandonar o vício de fumar. Inicia-se com uma palestra motivacional, depois é feita uma consulta individual com um médico especialista. Após esse processo, o grupo começa com 4 encontros semanais, que passam a 2 encontros quinzenais e depois 1 encontro por mês, totalizando 10 encontros até a finalização da primeira etapa. A partir daí, é feito um monitoramento de 6 meses e, após um ano, os participantes que conseguiram se manter sem fumar comemoram um ano sem o vício. A FUNDAFFEMG subsidia 50% do valor do medicamento para os casos indicados pelo pneumologista.

Na primeira etapa, que é composta por 8 encontros, este grupo tem como objetivo fornecer ao portador dessas doenças crônicas informações sobre a convivência com a doença e os cuidados necessários para uma vida saudável. É coordenado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos (geriatra e endocrinologista), psicólogo, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, enfermeira e equipe multidisciplinar da FUNDAFFEMG.
Na segunda etapa, os participantes são incentivados a realizar atividades físicas, participando de um grupo de Condicionamento Físico especial para os portadores de diabetes e hipertensão. Durante este grupo é feito o monitoramento da pressão arterial e da glicemia e todos os participantes passam antes por uma avaliação física com o fisioterapeuta.

Este curso é direcionado aos cuidadores dos pacientes inseridos no PAD - Programa de Atendimento Domiciliar da FUNDAFFEMG. Tem como objetivos preparar o cuidador de maneira teórica e prática para a atenção à saúde das pessoas acamadas ou com limitações físicas que precisam de cuidados especiais. Coordenado por profissionais de fisioterapia, medicina, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia e assistência social. Tem a duração de 8 horas.

Direcionada aos usuários a partir de 45 anos, a Dança Sênior contribui para a melhora da concentração e motiva os participantes a praticarem exercícios físicos. Além de fortalecer a autoconfiança, a integração e o convívio social entre os participantes.


Evento realizado, em parceriacom a AFFEMG, nas repartições fazendárias de Belo Horizonte e do interior do estado, com o objetivo de levar informações sobre qualidade de vida e promover a aproximação entre as entidades, além de proporcionar uma maior atenção aos funcionários da ativa.

Tem como objetivo a conscientização corporal por meio da realização de exercícios físicos que vão ajudar a prevenir problemas posturais. Ministrado por fisioterapeutas, o grupo contribuirá para a melhora da flexibilidade e da força, além da diminuição das tensões musculares.


As mulheres, por particularidades do desenvolvimento, vida reprodutiva e dura rotina de trabalho, possuem preocupações e recomendações particulares para viver bem e com saúde.
Pensando nelas, o Serviço de Medicina Preventiva - SEMPRE-FUNDAFFEMG dá um importante passo neste ano de 2013, como o lançamento do "Programa Saúde da Mulher".
Este projeto dedica-se exclusivamente à Saúde da Mulher, onde serão desenvolvidos, durante todo o ano, ações e informações que transcorrem na vida feminina desde sua adolescência até a terceira idade.
Acompanhem a programação.


 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890