FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde


  • O que é Ouvidoria

É uma unidade de segunda instância da FUNDAFFEMG, Fundação Affemg de Assistência e Saúde, que tem por objetivo ouvir os beneficiários e prestadores de serviços, quanto a elogios, sugestões, consultas e reclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público, e subsidiar aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Fundação, buscando sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.

  • Como funciona

As reclamações, sugestões, denúncias, críticas e elogios podem ser encaminhadas via o email ouvidoria@fundaffemg.com.br, carta, pessoalmente, ou pelos telefones (31)21035849 - (31)95424696.

Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª feira, de 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

Endereço para correspondência: Rua Sergipe 893 – Bairro Funcionários – CEP 30130-171 – Belo Horizonte/MG.
Enviar aos cuidados da Ouvidoria

  • Quando deve atuar

Quando a demanda não for resolvida pelos canais habituais da FUNDAFFEMG (áreas de atendimento, autorização ou fale conosco), devido a falhas operacionais ou problemas de qualquer natureza. Deve ser considerada uma unidade de segunda instância.

  • Prazo de resposta ao interessado

O prazo para responder é de 7 (sete) dias úteis, a partir do registro na Ouvidoria. É admitido um prazo maior, desde que não superior a 30 (trinta) dias úteis, nos casos complexos ou excepcionais, e devidamente justificados.

  • Compete à Ouvidoria
1. Receber, analisar e dar resposta às reclamações, sugestões, consultas e elogios registrados pelos beneficiários em relação à prestação de serviço da FUNDAFFEMG, bem como de seus credenciados, quando não forem solucionadas no âmbito do primeiro atendimento;
2. Encaminhar às áreas internas da FUNDAFFEMG as manifestações recebidas, acompanhando as providências adotadas e assegurando para que a resposta seja devidamente encaminhada ao interessado;
3. Mediar os eventuais conflitos entre o beneficiário e a FUNDAFFEMG;
4. Organizar e interpretar o conjunto de manifestações recebidas e monitorar o desempenho da FUNDAFFEMG a partir delas;
5. Apresentar à direção da FUNDAFFEMG os relatórios com as principais manifestações e ações de melhoria;
6. Propor a correção de eventuais falhas no atendimento ou no processo interno de trabalho;
7. Responder aos órgãos de defesa do consumidor, quando demandada, sobre as manifestações recebidas; e
8. Encaminhar o relatório anual para a Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

Divirta-se nas festas de fim de ano com saúde

Fim de ano é sinônimo de celebração, já que o período estimula a confraternização e comunhão entre as pessoas. Normalmente, acontecem encontros em diversos tipos de ambientes, principalmente em casa e no trabalho, mostrando como é importante partilhar os bons momentos vividos com aqueles que amamos. 

Porém, não é só isso que torna essa ocasião muito atrativa. A mesa farta, sem dúvida, é mais um importante protagonista neste período!

Crianças devem ser acompanhadas pelo médico desde o nascimento  

Você sabe por que os primeiros mil dias de vida são fundamentais para uma criança? É nesse período que as bases para uma boa saúde, crescimento e  neurodesenvolvimento se estabelecem, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês). “É imprescindível que seja oferecido à criança um ambiente que lhe proporcione as melhores condições para que desenvolva todo o seu potencial”, orienta a pediatra Giane Chaves, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte. Alimentação saudável e relacionamento próximo e atento com seu filho são requisitos importantes. Acompanhar o desenvolvimento do pequeno com um pediatra de confiança, também.

Evite o câncer de peito aberto

Outubro é o mês em que tradicionalmente a prevenção ao câncer de mama ganha destaque. Mas, como ressalta a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o cuidado deve ser constante e fazer parte da rotina de saúde da mulher, com autoexame, consultas ao médico especialista e realização anual da mamografia, a partir dos 40 anos.

Envelhecendo com saúde

Em 2018, a expectativa de vida da população brasileira alcançou a maior média da história: 76 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto estima que, até 2060, 25,5% do total de brasileiros terá mais que 65 anos – atualmente, o percentual de idosos é 9,2%. Se o número de pessoas mais velhas está crescendo, nem todo mundo sabe responder à seguinte pergunta: qual a fórmula para envelhecer com saúde?

 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858