Acompanhamento completo e individualizado para beneficiários diagnosticados com doenças ligadas ao neurodesenvolvimento.
Nas últimas décadas, houve um aumento no diagnóstico e relato de doenças do neurodesenvolvimento em todo o mundo. Um relatório de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que mais de 300 milhões de crianças apresentam alguma condição do tipo, sendo TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) as mais comuns.
Pacientes com doenças ligadas ao neurodesenvolvimento enfrentam desafios em múltiplos domínios – cognitivos, motores, emocionais e comportamentais. Por isso, um acompanhamento multidisciplinar e adequado aos sintomas e necessidades de cada indivíduo é fundamental para minimizar os impactos no desenvolvimento e qualidade de vida de cada pessoa.
Informação em favor da saúde
Uma das possíveis causas do crescimento dos diagnósticos das doenças do neurodesenvolvimento nas últimas décadas está relacionada à informação levada aos pais de todo o mundo, que têm se mostrado mais sensíveis para identificar sinais dessas condições, o que é fundamental no tratamento, já que a intervenção precoce pode ter impacto positivo no desenvolvimento das crianças, ajudando a melhorar o seu prognóstico a longo prazo e a sua qualidade de vida.
Uma busca pelo melhor atendimento aos beneficiários
A FUNDAFFEMG, a COPASS, a Cassi e a Casu estruturaram um espaço de acolhimento aos beneficiários diagnosticados com doenças ligadas ao neurodesenvolvimento, como TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), dentre outras, e as suas respectivas famílias.
Com a Clínica Acolher Neuro, cada pessoa receberá um atendimento qualificado e em tempo integral por uma equipe multidisciplinar das Operadoras. Serão neuropediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, além de outros profissionais que atuarão, dia a dia, para atender a cada paciente em suas necessidades específicas e dar suporte a suas famílias, elo fundamental para o sucesso do tratamento.
“Estudos em todo o mundo mostram que o acompanhamento integrado aos pacientes é fundamental para o sucesso dos tratamentos. No caso do autismo, especificamente, um estudo da Universidade de Yale aponta uma melhoria de 30% nas competências sociais em pacientes assim acompanhados, frente àqueles submetidos a tratamentos isolados. E é isso que queremos propiciar aos nossos beneficiários: um tratamento multidisciplinar e adequado a cada indivíduo.”
Dra. Regina Celi, gerente de saúde e responsável técnica da FUNDAFFEMG.
Um diferencial para as famílias
A Clínica Acolher Neuro terá um olhar especial para a preparação dos pais, irmãos, avós e rede de apoio para o acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento das crianças com doenças ligadas ao neurodesenvolvimento. Esse diferencial mostra como a FUNDAFFEMG não busca apenas oferecer um serviço de excelência aos beneficiários, mas também apoiar as famílias.
Um olhar para o futuro da FUNDAFFEMG
Além de garantir um tratamento qualificado, com acompanhamento próximo, centrado nas necessidades específicas de cada indivíduo, o espaço proporciona eficiência e otimização dos recursos da Operadora, assim como de outras clínicas compartilhadas.
Para mais informações sobre o formato de atendimento ao público, que iniciará em outubro, entre em contato com a nossa Central de Atendimento – (31) 2103-5858 ou fundaffemg@fundaffemg.com.br – ou acompanhe nossas redes.