Especialidade propõe intervenções relacionadas às habilidades de comunicação e linguagem
A Fonoaudiologia tem papel crucial no tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a dislexia, entre outros. Cabe ao fonoaudiólogo promover intervenções para estimular o desenvolvimento das habilidades de linguagem e comunicação do paciente, contribuindo para os processos de inclusão social e para melhorias significativas na qualidade de vida.
Estudos destacam a eficácia da intervenção fonoaudiológica em crianças com TEA, evidenciando melhorias significativas na comunicação e interação social após a terapia. Além disso, pesquisas indicam que a prática baseada em evidências é fundamental para a atuação clínica em linguagem infantil.
O fonoaudiólogo é responsável por avaliar e reabilitar funções essenciais como respiração, sucção, mastigação e deglutição e ajudar no desenvolvimento da fala, linguagem e comunicação. O acompanhamento fonoaudiológico contribui diretamente para a melhora da qualidade de vida, promovendo autonomia e independência ao desenvolver a comunicação eficaz e as habilidades sociais. E quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados ao longo das intervenções.
Atuação ampla
A Fonoaudiologia tem o propósito de promover ganhos funcionais que impactam a comunicação, a aprendizagem e a qualidade de vida em situações que afetam o neurodesenvolvimento, especialmente nas seguintes condições:
– Transtorno do Espectro Autista (TEA): o fonoaudiólogo atua no desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal, trabalhando habilidades de interação social, linguagem funcional e comunicação alternativa.
– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a intervenção fonoaudiológica pode melhorar a atenção auditiva, a compreensão verbal e as habilidades organizacionais da linguagem.
– Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL): age diretamente no aprimoramento da expressão e compreensão da linguagem, favorecendo a comunicação e a alfabetização.
– Transtorno de Aprendizagem: mantém o foco na reabilitação de funções ligadas à leitura, escrita e linguagem, essenciais ao desenvolvimento escolar.
– Dislexia: o fonoaudiólogo trabalha na identificação e reabilitação das dificuldades de processamento fonológico, leitura e escrita.
– Transtornos motores da fala: a intervenção ajuda a melhorar a articulação das palavras e a coordenação motora da fala.
– Transtorno de processamento auditivo: o profissional auxilia no desenvolvimento de habilidades de processamento auditivo, melhorando a compreensão e interpretação dos sons.
Suporte além do profissional
O cuidado e acompanhamento de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento vão além daquele que é feito por profissionais. A participação ativa da família no tratamento é igualmente importante, garantindo a continuidade dos estímulos e a adesão às atividades.
A Fonoaudiologia se beneficia ao capacitar pais e cuidadores por meio do repasse de estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia. Com isso, ampliam-se o impacto das intervenções e se acelera o desenvolvimento das habilidades comunicativas e sociais do paciente, contribuindo para que ele e seus familiares tenham qualidade de vida.
A colaboração entre família e profissionais de saúde potencializa os resultados terapêuticos, promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo.
Cuidado próximo e humanizado
Os beneficiários da FUNDAFFEMG têm à disposição acolhimento, cuidado e tratamento para os transtornos do neurodesenvolvimento na Clínica Acolher Neuro . Lá, o fonoaudiólogo, em parceria com a equipe multidisciplinar – psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, psicopedagoga e médico – atua no diagnóstico diferencial e na criação de um plano terapêutico integrado.
Essa abordagem colaborativa garante uma visão abrangente do paciente, possibilitando ajustes precisos nas intervenções e maior chance de avanços mais rápidos nas áreas de comunicação e linguagem. Por meio de um atendimento de excelência e visão holística, beneficiários com transtornos do neurodesenvolvimento e familiares recebem o suporte necessário de forma personalizada e humanizada.