< Voltar

Doenças reumáticas e os impactos à saúde

21 de março de 2025

Hábitos saudáveis e acompanhamento dos sintomas fazem parte do tratamento

Certamente, você já ouviu falar em problemas nas articulações ou dor nas “juntas”. Pois bem, essa descrição se refere às doenças reumáticas, popularmente chamadas de reumatismo. Elas podem acometer pessoas de todas as idades, sendo que a maior parte delas tem um início semelhante: dor, inchaço e rigidez das articulações.

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, as doenças reumáticas podem acometer cerca de 15 milhões de brasileiros. Elas são uma das principais causas de solicitação de auxílio-doença e afastamento do trabalho, pois o atraso no diagnóstico pode levar à sua progressão e à incapacidade física do portador.

“As doenças reumáticas se apresentam com sintomas que interferem diretamente na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Muitas vezes, o primeiro sinal é a dor articular, que pode estar associada à fadiga, a distúrbios do sono, ao emagrecimento anormal, a lesões de pele ou outro acometimento orgânico, como o cardíaco ou pulmonar.”
Dra. Iara Fernandes Pinto Abreu, reumatologista da FUNDAFFEMG

Com diagnóstico precoce e acompanhamento médico regular é possível controlar a doença e manter a qualidade de vida do paciente. Além disso, as mudanças no estilo de vida são fundamentais para melhorar a saúde geral do indivíduo. Incluir atividades físicas, seguir uma alimentação adequada e evitar o consumo de álcool e tabaco são medidas importantes.

Uso de medicamentos imunossupressores e atividades de Fisioterapia e Terapia ocupacional também são aliadas no cuidado dessas enfermidades. Porém, o mais importante é conversar sempre com um médico, para que, juntos, especialista e paciente definam o tratamento mais adequado.

Diagnóstico precoce

As doenças reumáticas acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas delas também podem comprometer outras partes do corpo humano, como rins, coração e pulmão. Há mais de 120 tipos de doenças reumáticas e, entre as mais comuns, estão a osteoartrite (mais conhecida como artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite, bursite e artrite reumatoide. Quanto antes o diagnóstico é feito, mais rápido o tratamento é iniciado, aumentando a sua eficácia.

Você sabia?

Ao contrário do que se pensa, as doenças reumáticas não afetam apenas pessoas idosas. Boa parte delas podem surgir entre os 35 e 40 anos de idade, mas crianças também podem ser acometidas. Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico preventivo em todas as fases da vida, investigando sintomas e iniciando tratamentos adequados o mais rápido possível.

Você é Credenciado(a)?

Clique abaixo e acesse o Boletim “Com Vocë Credenciado”.