Em 2024, a Campanha Agosto Dourado traz o slogan “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos.” E, na Semana Mundial da Amamentação, a FUNDAFFEMG destaca a importância da doação de leite materno.
A gestante aguarda com grande expectativa o momento de ter o bebê no colo e amamentá-lo com seu próprio leite. No entanto, às vezes, podem surgir dificuldades no início da amamentação. Por essa razão, difundir informações qualificadas e apoiar as mulheres que passam por essa experiência faz toda a diferença.
Pediatra do Sempre Saúde, Dra. Tatiana Teixeira explica que o leite materno doado permite o desenvolvimento saudável dos bebês, em especial os prematuros e bebês com baixo peso que se encontram internados e não podem ser amamentados por suas mães. “Além de oferecer os nutrientes necessários ao crescimento sadio desses recém-nascidos, o leite materno ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, evitando infecções.”
Os bancos de leite são fundamentais para isso, pois garantem que o leite doado seja coletado, processado e distribuído de maneira segura e eficaz.
A médica ainda ressalta que a doação de leite materno não diminui a quantidade de leite da doadora – ao contrário, permite que mães com produção aumentada de leite materno ajustem e estabilizem a sua produção, prevenindo complicações como ingurgitamento mamário e mastites.
Doar também contribui para o bem-estar das mulheres. “É um gesto de solidariedade e cuidado com o próximo”, acrescenta a pediatra.
Tire suas dúvidas
Quem pode doar: toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Quando a doação não é possível: mães com doenças infecciosas transmissíveis pelo leite, anemia severa ou outras deficiências nutricionais graves. Mães que fazem uso de medicações que podem ser excretadas pelo leite materno.
Sem fake news
A enfermeira da FUNDAFFEMG e do programa Casal Grávido Ana Paula Melo, elencou algumas informações relevantes atreladas à doação de leite:
O leite doado passa por rigorosos processos de pasteurização e controle de qualidade, sendo seguro para os bebês que o recebem.
Não há exigência de quantidade mínima para doação, todo volume é bem-vindo: 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do seu peso.
A equipe de coleta domiciliar da maternidade pode recolher o leite na casa da doadora, facilitando o processo para ela.
Quer doar leite materno? Mostramos a você como fazer isso
Acesse o formulário no site da Fhemig ou ligue para (31) 3239-9500.
Preencha os dados solicitados e anexe os exames exigidos pelo Ministério da Saúde.
Aguarde a validação e a confirmação do cadastro.
O Banco de Leite entra em contato para agendar a coleta do leite na sua residência.
Você recebe os potes e as orientações para a coleta e o armazenamento.
O leite coletado é levado para o Banco de Leite, onde é pasteurizado e armazenado.

Você é Credenciado(a)?

Clique abaixo e acesse o Boletim “Com Vocë Credenciado”.