Saiba mais sobre a doença e as formas de se prevenir
O Março Azul-Marinho é uma campanha dedicada à sensibilização e prevenção contra o câncer colorretal, um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil terá 45.630 novos casos da doença por ano no triênio 2023-2025. Além disso, o Datasus aponta que a enfermidade foi a causa de mais de 20 mil mortes em 2020.
O que é o câncer colorretal?
Esse tipo de câncer afeta um segmento do intestino grosso (cólon) e o reto. A doença pode se desenvolver a partir de pólipos, que são pequenas formações na parede intestinal, e evoluir ao longo do tempo, sem apresentar sintomas no estágio inicial.
Fatores de risco
Alguns hábitos e predisposições genéticas podem elevar as chances de desenvolver o câncer colorretal:
- Alimentação inadequada: consumo excessivo de gordura animal e baixa ingestão de fibras podem contribuir para o desenvolvimento da doença;
- Sedentarismo e obesidade: a falta de atividade física, que acarreta na obesidade, pode aumentar o risco;
- Tabagismo e álcool em excesso: substâncias tóxicas favorecem o desenvolvimento de células cancerígenas;
- Histórico familiar: casos de doenças intestinais crônicas na família são um alerta.
Principais sintomas
Nos estágios iniciais, o câncer colorretal pode não apresentar sintomas. No entanto, ao perceber alguns dos sinais abaixo, procure um médico:
- Sangue nas fezes;
- Dor abdominal frequente;
- Alterações no hábito intestinal, diarreia ou prisão de ventre;
- Anemia e fraqueza;
- Dor ao evacuar.
Prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas!
Prevenir sempre será a melhor estratégia para reduzir os riscos. É fundamental adotar uma alimentação saudável rica em fibras, praticar exercícios físicos com frequência, evitar o consumo excessivo de álcool e de tabaco, além de realizar exames preventivos, principalmente após os 45 anos ou caso haja histórico familiar da doença. A indicação é realizar o exame de sangue oculto nas fezes anualmente, em seu check up. E, se necessário, o médico poderá dar segmento na propedêutica, com colonoscopia ou outros exames complementares.
O câncer colorretal tem altas chances de cura quando detectado precocemente. Por isso, cuide da sua saúde e mantenha os exames clínicos e a consulta com seu médico de confiança em dia.