Um olhar atento da FUNDAFFEMG para com a sua saúde!
Ao decidir realizar um procedimento, você já se perguntou se o currículo e a experiência do médico responsável e de sua equipe atendem às exigências? Recentemente, a mídia trouxe à tona casos que destacam a importância da qualificação dos profissionais de saúde. Complicações em procedimentos estéticos e problemas em cirurgias complexas ressaltam a necessidade de um corpo clínico altamente qualificado para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes.
O corpo clínico, que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, é essencial para a segurança durante procedimentos médicos. Dra. Regina Celi, Assessora Técnica de Saúde da FUNDAFFEMG, explica: “O Corpo Clínico corresponde ao grupo de profissionais que prestam serviços a hospitais ou clínicas. Para garantir a qualidade dos serviços prestados, medidas de segurança são imprescindíveis. Isso inclui a verificação da certificação e licenciamento dos profissionais, a experiência, bem como a adesão a protocolos rigorosos que assegurem a segurança do paciente.”
Para garantir que sua rede de atendimento mantenha um padrão elevado de segurança, a FUNDAFFEMG adota um processo detalhado de credenciamento. Mauro Carlos, Gestor de Rede Credenciada, explica: “Utilizamos uma grade de pontuação para avaliar o currículo, a formação e a experiência dos profissionais. Realizamos visitas técnicas para verificar as condições das instalações e equipamentos e checamos se os registros estão atualizados junto a órgãos competentes como o CNES e a Vigilância Sanitária. Estamos também implantando a metodologia do DRG – sistema que mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial do paciente – para avaliar a assistência prestada e o desempenho das equipes médicas.”
O paciente também deve se manter atento ao escolher um especialista para procedimentos médicos. Dra. Regina Celi recomenda: “Antes de qualquer procedimento, verifique as certificações do especialista e se ele está em conformidade com os conselhos de classe. Avalie o currículo e a experiência do profissional e, se possível, consulte a reputação do médico e da instituição onde ele atua.”
A segurança médica começa com um corpo clínico bem qualificado e uma rede de atendimento que segue rigorosos padrões de qualidade. A FUNDAFFEMG reafirma seu compromisso com a segurança, garantindo que todos os profissionais e instituições de sua rede estejam preparados para oferecer cuidados de qualidade.