Alguns cuidados vão permitir que os idosos aproveitem essa fase da vida
Atingir os 80 anos é um marco significativo na vida de qualquer pessoa. Essa fase pode ser repleta de novas experiências, momentos felizes e bem-estar, desde que sejam tomados cuidados especiais.
Um dos riscos que aumentam bastante com o avanço da idade é o de quedas. Medidas simples podem fazer uma grande diferença na segurança dos idosos, como instalar barras de apoio no banheiro, usar tapetes antiderrapantes e manter os corredores bem iluminados. Vale também adaptar a casa usando móveis ergonômicos e fazer uma boa organização dos espaços para garantir acesso mais fácil a todos os cômodos.
Outro risco é o do isolamento social. A especialista em Geriatria do Sempre Saúde da FUNDAFFEMG, Dra. Dóris Diniz do Nascimento, enfatiza que cultivar bons relacionamentos e realizar atividades voltadas para o bem-estar também são atitudes recomendadas. “Atividades sociais, como participar de clubes e grupos de interesse, são excelentes para estimular a mente e manter a interação com as pessoas.”
Para apoiar os beneficiários da FUNDAFFEMG, o Sempre Saúde promove o programa Rememorar, um espaço dedicado aos idosos. A iniciativa desenvolve atividades voltadas para o treinamento cognitivo e avaliação de deficiências neurológicas, além de estimular o compartilhamento de experiências e vivências. “Este intercâmbio fortalece os laços sociais e promove a saúde psíquica, trabalhando diretamente na preservação da mente e da memória por meio de atividades cognitivas e neurocognitivas”, pontua Denise Dutra, psicóloga e instrutora do programa.
O Rememorar é aberto para beneficiários que já participaram das turmas do programa Oficina da Memória. Escaneie o QR code ao lado e saiba mais detalhes para se juntar ao grupo ou orientar algum amigo ou familiar sobre a iniciativa.
“O Rememorar é excelente. A Denise conduz o grupo com muita habilidade, todos os participantes realizam as atividades com prazer, atenção e muito interesse. Tudo é muito interessante e criativo. Eu nunca vi, nos meus 76 anos de vida, tamanha facilidade para liderar e incentivar um grupo”. Maria Helena, beneficiária.

Você é Credenciado(a)?

Clique abaixo e acesse o Boletim “Com Vocë Credenciado”.